NOTÍCIA ANTERIOR
Agência pede R$ 14 milhões ao Estado para viabilizar Polo Tecnológico
PRÓXIMA NOTÍCIA
Juiz eleitoral dá 48h para Doria explicar discurso em jantar pago por empresa
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2016 | Política
Vanessa Damo assume comando do Ibama em São Paulo
Vanessa Damo assume comando do Ibama em São Paulo Foto: Ricardo Trida/DGABC
Foto: Ricardo Trida/DGABC
A ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) foi nomeada ontem para a superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) em São Paulo. A peemedebista substituirá Murilo Reple Penteado Rocha no posto. A indicação foi publicada ontem no Diário Oficial da União e a posse ocorrerá até amanhã.

“Eu me sinto muito honrada por receber esse convite do (presidente interino) Michel Temer (PMDB). (A indicação) Mostra que a região continua sendo contemplada (com espaço no governo federal). Tenho especialização internacional em gestão ambiental e agora vou poder fazer a junção do meu currículo com a experiência política”, discorreu Vanessa.

A peemedebista é o primeiro quadro do Grande ABC no governo interino de Temer. As sete cidades vinham perdendo espaço no Palácio do Planalto desde o segundo governo da hoje presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Antes do processo de impeachment, a região, tida como berço do petismo, contava apenas com Miriam Belchior (PT-Santo André) na presidência da Caixa Econômica Federal e com Arthur Chioro (PT), ex-secretário de Saúde de São Bernardo e que foi ministro da área entre fevereiro e setembro do ano passado.

Apesar de ser o primeiro cargo no Executivo, Vanessa destacou que sua atuação como relatora da CPI da queima da palha da cana-de-açúcar, na Assembleia Legislativa, contribuirá para atuar no órgão ambiental da União. “Hoje existe um protocolo agro-ambiental que é feito pelo governo estadual em parceria com as usinas para que haja cada vez menos queimadas. E esse documento nasceu baseado nesse relatório que formulei na CPI”, explicou Vanessa. “É um grande desafio, que eu tomo com bastante humildade e responsabilidade porque sei o que representa o Ibama no País e, em especial no Estado. A questão ambiental é extremamente relevante e muito abrangente”, completou.

Vanessa garantiu que a nova ocupação não a impedirá de participar pessoalmente da disputa municipal de outubro. A peemedebista abriu mão de disputar o Paço e decidiu apoiar o deputado estadual Atila Jacomussi (PSB), cuja vice será o marido da parlamentar, o presidente do PMDB mauaense, José Carlos Orosco Júnior. “Vou fazer campanha fora do horário de expediente”, disse. Como superintendente do Ibama, Vanessa terá salário de R$ 17.514,32 por mês.

Então deputada estadual, Vanessa foi cassada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em abril, após a Corte negar recurso da peemedebista contra condenação por crime eleitoral cometido em 2012, quando disputou o segundo turno do pleito municipal com o hoje prefeito Donisete Braga (PT).

Por Junior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.