NOTÍCIA ANTERIOR
Bando faz túnel para roubar caixa
PRÓXIMA NOTÍCIA
"Esse cachorro é uma arma", diz mãe de Luana
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/08/2007 | Setecidades
Vândalos impedem construção de guaritas
A Prefeitura de Santo André tenta há um mês construir duas bases de segurança da Guarda Civil Municipal em frente aos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) do Parque Novo Oratório e da Vila Sá.

O trabalho realizado pelos operários à luz do dia é desfeito por vândalos durante a noite. No Parque Novo Oratório, as paredes da base foram destruídas três vezes. A cada investida dos criminosos, o trabalho teve que ser reiniciado da estaca zero.

A Prefeitura admite o problema e afirma que além da depredação também foram registrados casos de furto do material utilizado nas construções. As investidas causaram a interrupção dos trabalhos no canteiro das duas escolas.

A obra no Cesa do Parque Novo Oratório foi retomada quinta-feira. Na Vila Sá, a previsão é de que os trabalhos sejam reiniciados até segunda-feira. Nos dois casos, as construções das bases de segurança recomeçam do alicerce.

Para evitar novos ataques, agentes da Guarda Civil Municipal farão vigilância durante as 24 horas do dia nos dois endereços.

Invasões - Freqüentadores do Cesa do Parque Novo Oratório atribuem o vandalismo a moradores do próprio bairro. O motivo seria a dificuldade que essas pessoas teriam em invadir a unidade, caso a base de segurança seja instalada.

O interesse dos invasores é pelos equipamentos de lazer oferecidos nos centros educacionais, em especial uma quadras poliesportivas e piscinas. A invasão dessas unidades é denunciada pelo Diário desde 2005.

Por onde passam, os vândalos deixam um rastro de destruição. No Parque Novo Oratório, as grades que cercam a unidade estão remendadas para fechar buracos abertos durante as invasões. Quinta-feira, a piscina do Cesa do Parque Novo Oratório estava vazia. Segundo usuários, a medida foi adotada para evitar o uso indevido do equipamento.

Após a instalação de câmeras e alarmes nos prédios, em 2003, houve queda, segundo a administração, de 15% no número de furtos nos 10 Cesas da cidade. O principal alvo dos criminosos eram os computadores. Em 2003 foram levados 70 equipamentos. Até julho desse ano, foram 12.

=> Dos 10 Cesas, nove terão postos de segurança em 2008

Dos 10 Cesas, nove terão bases de segurança da Guarda. A única unidade onde não será construído o posto é a do Jardim Santo André. O motivo é a falta de espaço para obra.

O trabalho está sendo executado por uma empreiteira contratada pela Prefeitura por R$ 479 mil. As obras começaram no dia 4 de junho e devem ser entregues em janeiro de 2008.

Oficialmente, as bases levam o nome de salas de atendimento. Segundo a administração, os guardas devem inibir o vandalismo nas unidades.

Desde 2003, a segurança das unidades e de outros prédios públicos é garantida por alarmes e câmeras a um custo de R$ 600 mil/ano.

Por Rodrigo Cipriano - Diário do Grande ABC / Foto: Fernando Dantas
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.