NOTÍCIA ANTERIOR
Pirelli anuncia investimento de US$ 100 milhões em tecnologia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vendas recordes de veículos surpreendem montadoras
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/07/2009 | Economia
Valor da conta de luz poderá variar de acordo com horário de consumo
O consumidor poderá pagar um preço mais justo pela conta de luz. Isso porque a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda atualmente a possibilidade de modificar as tarifas cobradas pela energia elétrica no País.

O consumo, que hoje possui um valor fixo, poderá ser cobrado de acordo com o horário em que a energia é usada, da mesma forma como acontece na telefonia. Atualmente isso não ocorre porque as tarifas possuem um valor único dentro da área de cada distribuidora de energia.

Na opinião do presidente do Stieesp (Sindicato dos Eletricitários de São Paulo), Carlos Reis, a iniciativa da Aneel é muito válida. "O objetivo dessa tarifa diferenciada será estimular a população a diminuir o consumo de energia nos horários de pico. Aqueles que optarem por tomar banho ou passarem roupa depois de um determinado horário serão beneficiados com redução na conta de luz", considera.

Entretanto, o sindicalista alerta que é preciso verificar quem arcará com os gastos da troca do medidor (de analógico para digital) caso o estudo se torne uma realidade. "Não é justo que este custo sobre para o consumidor, pois as empresas têm capital suficiente para investir nessa modernização", ressalta.

A Aneel, porém, informou que o estudo ainda está no início e depende de audiência pública para entrar em vigor. De acordo com a agência, não há prazo para a implementação das tarifas flexíveis.

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.