NOTÍCIA ANTERIOR
Água Santa mostra sua cara
PRÓXIMA NOTÍCIA
Com vitória sofrida, Netuno debuta na elite do Paulista
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2016 | Esportes
Vai começar neste sábado ‘'a melhor Série A-2 de todos os tempos’'
É unanimidade entre jogadores, treinadores e dirigentes das 20 equipes que participarão da Série A-2 do Paulista a partir deste sábado: será o campeonato mais forte e disputado dos últimos tempos. Basta fazer rápida análise sobre os concorrentes para perceber que estarão em campo ao menos 14 equipes tradicionais do Interior lutando por apenas duas vagas na elite estadual em 2017. Além disso, seis clubes cairão para a Série A-3. Tudo isso, mais a regra que possibilita a cada agremiação inscrever no máximo 28 atletas, torna a competição extremamente acirrada.

Se colocados sobre a mesa os títulos expressivos de cada participante podemos ver um campeão brasileiro (Guarani), dois campeões da Copa do Brasil (Santo André e Paulista), três paulistas (São Caetano, Bragantino e Portuguesa) e dois bicampeões da própria A-2 (Taubaté e Marília). Além disso, há de se destacar as histórias de Juventus, Atlético Sorocaba, Mirassol, Penapolense, Rio Branco e União Barbarense, que há décadas marcam presença vez ou outra na elite e sempre montam times que costumam incomodar. Os demais participantes são Barretos, Batatais, Independente, Monte Azul, Velo Clube e Votuporanguense.

O torneio será disputado em quatro fases. Na primeira, as equipes se enfrentam entre si. Serão 19 rodadas que definirão os oito clubes que seguem às quartas de final e os seis rebaixados. Os times classificados iniciam a disputa do mata-mata, em turno e returno, na qual o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e daí por diante. A fórmula se mantém para as semifinais, enquanto a grande decisão será realizada em partida única.

A rodada inicial prevê os seguintes confrontos: neste sábado, Paulista x Bragantino, Monte Azul x Guarani, Votuporanguense x Marília, Taubaté x Independente e Batatais x São Caetano. Já no domingo, serão cinco duelos: Juventus x Penapolense, Barretos x Portuguesa, Rio Branco x Santo André, Atlético Sorocaba x Mirassol e Velo Clube x União Barbarense.

Segunda Divisão com cara de Primeira

Tamanha será a concorrência pelas duas vagas de acesso ao Campeonato Paulista de 2017 que esta Série A-2 terá nomes de tradição no futebol paulista e até nacional. As equipes correram atrás de reforços que foram disputados com times que compõem primeiras divisões de outros Estados, mas veem no futebol de São Paulo mais do que força e competitividade, mas uma vitrine.

Uma equipe em específico é apontada como favorita por feito recente e alto investimento, caso do Bragantino, que ficou próximo de subir à Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, perdeu algumas peças importantes por conta do destaque, mas tem um trio ofensivo muito forte, formado por Jobinho (artilheiro da edição 2015, com 13 gols), Léo Jaime e o grandalhão Lincom.

Experiência e currículo não faltarão a alguns clubes que trouxeram nomes de peso. O Guarani, por exemplo, apostou mais uma vez em Fumagalli e contratou o polêmico Flávio Caça-Rato. Já o Penapolense foi atrás de Zelão, ex-Corinthians, e Rodrigo Souto, ex-Santos e São Paulo. O Independente conta com o goleiro Marcelo Bonan e o volante Walker, o Juventus apostará em Gil e Elder Granja, enquanto o Mirassol terá Xuxa e o Paulista de Jundiaí arrematou o ex-volante andreense Ramalho.

Os treinadores também são capítulo à parte e ao menos dois nomes conhecidos estarão à beira do campo: Jamelli à frente do Independente e Paulinho Kobayashi no comando do Penapolense. Já o ex-Santo André e São Caetano Vilson Tadei, por sua vez, vai tentar levar o Barretos à segunda fase.

O Votuporanguense, da longínqua Votuporanga, fez aposta diferente para o torneio: ao invés de investir no time, apostou em reformar o Estádio Plínio Marin, o qual transformou em arena para pouco mais de 8.000 pessoas e o utilizará como caldeirão para, no mínimo, se manter na divisão. DB

Santo André faz 17 contratações e confia no trabalho de Luciano Dias

Pela quinta vez consecutiva na Série A-2, o Santo André montou praticamente um time inteiro para buscar o acesso para a elite do Paulista. Diferentemente dos anos anteriores, quando mantinha a base e trazia reforços pontuais, desta vez foi às compras e acertou com 17 nomes, a maioria jogadores experientes.

A aposta da diretoria é no trabalho do técnico Luciano Dias, 46 anos, que chega respaldado pelos acessos por Botafogo-SP (da A-2 para a A-1) e Guarani (da Série C para a B do Brasileiro), em 2008, além de levar Noroeste (2010) e São Bernardo (2012) à elite do Paulistão.

Entre os principais reforços está o meia-atacante Branquinho, 33 anos, que brilhou com a camisa do próprio Ramalhão no Paulistão de 2010, quando o clube chegou ao vice-campeonato. Outros nomes importantes são o goleiro Diego, que jogou sete anos no Flamengo e disputou o Brasileirão pelo Avaí, o lateral-direito Adriano Apodi, eleito o melhor da posição no Campeonato Baiano de 2015, e o atacante Gilmar, que foi bem no Brasileirão de 2009 pelo Náutico.

“Estou confiante pela qualidade que temos no elenco. Claro que estamos nos preparando fisicamente, tem três ou quatro jogadores em busca de melhor condicionamento, mas isso não é empecilho para iniciarmos bem o torneio”, comentou Luciano Dias, referindo-se à estreia, domingo, às 16h, contra o Rio Branco, em Americana.

DIA
Ontem, o Ramalhão fez o primeiro treino do ano no Bruno Daniel. Em coletivo, os titulares golearam os reservas por 4 a 0, com gols de Gilmar (dois), Branquinho e Fernando.
(Anderson Fattori)

PM aborta vistoria após constatar os mesmos problemas no Bruno Daniel

Não foi desta vez que o Bruno Daniel foi liberado para receber jogos do Santo André na Série A-2. Ontem, o capitão da Força Tática da Polícia Militar, Luiz Roberto de Moraes, foi ao local, mas já na chegada constatou que as exigências feitas na visita de terça-feira não foram atendidas e adiou a vistoria.

O maior problema são os entulhos espalhados pelo estádio, tanto dentro como no entorno. Além disso, faltam grades de proteção nas bilheterias e guarda-corpos nos acessos.

Mesmo sabendo que não haveria a aprovação, Moraes caminhou pelo Brunão e ratificou os problemas. “Vamos aguardar as providências e esperar o contato dos administradores para realizar nova vistoria segunda ou terça”, disse o capitão.

Assim, o Ramalhão deve confirmar hoje a transferência do jogo contra o Monte Azul, dia 6, para o 1º de Maio, em São Bernardo, a exemplo do duelo de quarta-feira, contra o Votuporanguense. AF

São Caetano aposta na base da Série D do Brasileiro de 2015

Manter o que tem dado certo e buscar reforços para não deixar escapar a vaga na elite. Estas são as filosofias do São Caetano ao apostar na base da Série D do Brasileiro do segundo semestre de 2015, que por pouco não conseguiu o acesso.

O comando continua com o técnico Luís Carlos Martins, que trouxe nove reforços para suprir as peças que deixaram o clube, casos do goleiro Saulo, do lateral-direito Angelo, do volante Leandro Carvalho e do atacante Robson, todos titulares.

Foram contratados os goleiros Renan Rocha (ex-América (RN) e Paes (ex-Oeste), os laterais Grafite (ex-Campinense) e Thiago Pereira (ex-Botafogo-PB), o zagueiro Magrão (ex-União Barbarense), o volante Gercimar (ex-Ituano), os meias Diego Sales (ex-Cabofriense) e Dodô (ex-União Barbarense), além do atacante Júlio Cesar (ex-Independente de Limeira).

A esperança está nos pés do atacante Jô, artilheiro da Série D, com 12 gols. O jogador recebeu propostas, mas preferiu ficar. O problema é que ele não terá a companhia de Robson, com quem mostrou bom entrosamento. O favorito para ser seu companheiro é Diego Sales.

Satisfeito com a pré-temporada, Martins espera que o time corresponda na estreia, neste sábado, às 19h, contra o Batatais, no Interior. “Esperamos conseguir ritmo de jogo o mais rápido possível. Estamos com equipe bem compacta e equilibrada entre os setores”, disse.

DIA
Ontem, Martins comandou o último treino forte antes da viagem a Batatais e vai manter a base do time que disputou os jogos treinos na pré-temporada.

Por Dérek Bittencourt - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6192 dias no ar.