NOTÍCIA ANTERIOR
Os segredos da longevidade: veja dicas para manter o cérebro jovem e saudável
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacina contra o HIV imuniza mais de 50% dos macacos em testes
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/06/2017 | Saúde e Ciência
Vacina da gripe: veja a situação nos estados
Campanha nacional de vacinação contra gripe foi prorrogada até esta sexta-feira (9). Locais que ainda têm estoque, porém, podem continuar vacinando.

Termina nesta sexta-feira (9) a campanha nacional de vacinação contra gripe, que havia sido prorrogada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Locais que ainda têm doses remanescentes da vacina, porém, podem continuar vacinando enquanto durarem os estoques.

Desde segunda-feira, 15 estados e o DF passaram a oferecer a vacina para toda a população, em vez de apenas para os grupos prioritários tradicionalmente contemplados pela campanha, segundo orientação da pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, a orientação para utilização dos estoques vacinas contra a influenza em 2017 foi com o objetivo de evitar o desperdício de doses, uma vez que as coberturas vacinais estavam abaixo da meta na maioria dos estados. Na sexta-feira passada, havia cerca de 10 milhões de doses disponíveis.

"Não há recomendação de vacinar 100% da população brasileira. Todas as doses disponíveis para 2017 já foram distribuídas às unidades da federação. A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde, mas estados e municípios possuem autonomia para aderir à orientação conforme a disponibilidade das vacinas e necessidades locais", afirmou a pasta, em nota.

Veja a situação atual da vacinação em alguns dos estados:

Alagoas


Em Alagoas, a vacinação vai até esta sexta-feira. Segundo balanço do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira, 83,46% do público-alvo do estado foi vacinado, mas a meta mínima é imunizar no mínimo 90% das 684.523 pessoas preconizadas.

Bahia

Na Bahia, não há previsão de que a campanha seja estendida para além desta sexta-feira. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que os municípios têm autonomia de continuar vacinando a população.

Ceará

O estado do Ceará vai liberar a vacina contra gripe para toda a população em 42 cidades a partir desta segunda-feira (12).

Distrito Federal

Os estoques de vacina contra a gripe acabaram em postos de saúde de 12 regiões Distrito Federal e não haverá reposição, informou a Secretaria de Saúde. A imunização foi liberada para toda a população na última a segunda-feira (5) em razão da baixa procura dos grupos de risco. Nesta quarta, a pasta informou que havia cerca de 30 mil doses restantes em todo o DF, em apenas "poucos postos de saúde", que estariam disponíveis para todos ao longo desta sexta-feira.

Espírito Santo

A vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira nas unidades de saúde do Espírito Santo, mas alguns municípios do Espírito Santo já não têm mais doses da vacina. Na Serra, Grande Vitória, a imunização foi encerrada na quinta-feira.

Maranhão

A campanha de vacinação contra a gripe no Maranhão, termina oficialmente nesta sexta-feira. Em São Luís, de acordo com a prefeitura, a vacina estará disponível em 61 postos de saúde da rede de atendimento municipal.

Mato Grosso

Em Mato Grosso, termina nesta sexta-feira a vacinação dos grupos prioritários. A partir de segunda-feira, seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde, os municípios deverão imunizar o restante da população de acordo com o estoque de vacinas disponível.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde deixou a cargo de cadas um dos 79 municípios definir sobre vacinação. Cada município decidiu, de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis, se iria abrir à população ou se permaneceria somente com os grupos prioritários. Em Campo Grande, a vacinação foi aberta a toda a população. Em municípios como Dourados e Fátima do Sul, a vacina ficou restrita aos grupos prioritários.

Paraíba

Na Paraíba, a vacinação para grupos prioritários que não atingiram a meta termina nesta sexta-feira. Já a vacinação para toda a população começa na segunda-feira (12), de acordo com a disponibilidade de insumos de cada cidade.

Paraná

No Paraná, os grupos prioritários continuarão recebendo a vacina pelo sistema público enquanto houver estoque. Além disso, o governo do estado anunciou, nesta quinta-feira, a ampliação da vacina para três grupos específicos: colaboradores e motoristas de ônibus de transporte úblico, cuidadores de pessoas vulneráveis e população em situação de rua. Esses novos grupos receberão a vacina a partir de segunda-feira (12).

Pernambuco

Em Pernambuco, a vacinação termina nesta sexta-feira e ficou restrita aos grupos prioritários. Mesmo batendo a meta mínima estabelecida, ao atingir 90,4% dos integrantes de grupos prioritários, o estado ainda precisa vacinar 223 mil pessoas, principalmente, crianças de seis meses a 5 anos. A cobertura desse público ficou em 75%.

Piauí

O Piauí encerra nesta sexta-feira a vacinação contra a gripe com 80% da cobertura dos públicos prioritários garantida. O Estado não ampliou a vacinação para todos os públicos alegando que para isso precisaria ter mais doses para o total da população. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que solicitou ao Ministério da Saúde mais doses para vacinar toda a população.

Rio Grande do Sul

Vacinação está aberta a toda a população até esta sexta-feira. Na segunda-feira, estado deve se manifestar sobre se imunização continuará ou não depois de analisar o número de vacinas aplicadas até esta sexta.

Roraima

Em Roraima, a campanha oficial de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira. As doses de vacina, no entanto, seguem disponíveis nos postos até o fim do estoque para toda a população, incluindo os grupos prioritários.

Santa Catarina

Mesmo com o fim da campanha nesta sexta-feira, a vacinação contra a gripe continuará em Santa Catarina enquanto durarem os estoques de doses, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Dive). Até a tarde de quinta-feira (8), de 87,29% do público-alvo havia se vacinado.

São Paulo

Em São Paulo, onde a vacinação pelo sistema público permaneceu restrita apenas para o público prioritário na última semana, a previsão é o fim da vacinação nesta sexta-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, para que a oferta da vacina para a população geral fosse possível, seria necessário que o Ministério enviasse 31 milhões de doses extras de vacina.

Algumas cidades do estado, porém, abriram a vacinação para toda a população em alguns centros.

Sergipe

Em Sergipe, as doses de vacina continuam disponíveis nos postos de saúde para toda a população, incluindo os grupos de risco, até o término do estoque.

Tocantins

No Tocantins, a procura pela vacina nos postos de saúde de Palmas e Gurupi era baixa e, após o fim da campanha, nesta sexta-feira, a vacina estará disponível para toda a população enquanto durar o estoque.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.