NOTÍCIA ANTERIOR
Edílson rebate críticas de Oswaldo a acordo da dívida
PRÓXIMA NOTÍCIA
Resultados de exames da carreta da mamografia começam a ser entregues
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/02/2017 | Cidade
Vacina contra febre amarela pode causar efeitos colaterais
Vacina contra febre amarela pode causar efeitos colaterais
O público alvo é formado somente por pessoas que irão se deslocar para áreas consideradas de risco para a transmissão da doença.

A Prefeitura de Mauá, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta a população que a vacina contra a febre amarela não faz parte do calendário vacinal vigente na cidade. O público alvo é formado somente por pessoas que irão se deslocar para áreas consideradas de risco para a transmissão da doença. No País, há hoje 95 municípios com recomendação temporária de vacinação, a maioria localizada na região Sudeste, e 3.529 com recomendação permanente.

Embora não tenha nenhum caso registrado da doença, a cidade registrou alta no número de doses aplicadas nas unidades de Saúde em janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 38 doses aplicadas em janeiro de 2016, contra 1.050 este ano. Em todo o ano passado, foram 661 imunizações contra febre amarela.

O município recebe número de vacinas suficiente para atender o público alvo. Até o dia 3 de fevereiro, foram enviadas pelo Ministério da Saúde 3.050 doses.

Se não há indicação, a pessoa deve evitar a vacina, já que estará sujeita aos efeitos colaterais. O mais comum é a dor no local de aplicação, que se apresenta em 4% dos adultos e um pouco menos em crianças pequenas. É de curta duração, de intensidade leve a moderada e ocorre entre o primeiro e segundo dias após a aplicação.

Também pode ocorrer febre, dor de cabeça e dor muscular em aproximadamente 4% dos que se vacinam pela primeira vez e em menos de 2% dos que tomam a segunda dose, nos três primeiros dias após a imunização.

Há ainda riscos mais graves, embora a incidência seja menor. No Brasil, entre 2007 a 2012, reações de hipersensibilidade (reação anafilática) e doença neurológica aguda (encefalite, meningite, entre outras) ocorreram na proporção de 0,42 casos por 100 mil doses administradas.

A vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem ao local de risco. No caso de pessoas com mais de 60 anos, é necessária avaliação médica. A imunização só não é recomendada para gestantes e mulheres que estejam amamentando crianças de até 6 meses.

SAIBA MAIS

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada de mosquitos transmissores infectados. Em ambientes urbanos, a transmissão ocorre pela picada do Aedes aegypti infectado, mesmo vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. Em ambientes silvestres, os transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.

As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Complicações podem ocasionar morte.

Por Prefeitura de Mauá - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.