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DATA DA PUBLICAÇÃO 10/01/2014 | Cidade
Usuários de ônibus em Mauá já estão no lucro
Usuários de ônibus em Mauá já estão no lucro Objetivo é reduzir viagem dos ônibus de 30 para 15 minutos e aumentar número de partidas. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
Objetivo é reduzir viagem dos ônibus de 30 para 15 minutos e aumentar número de partidas. Crédito: Evandro Oliveira/ PM
Tempo de viagem dos ônibus cai dez minutos na avenida Barão de Mauá; Faixa exclusiva já leva ganhos à população em seus primeiros dias de funcionamento

A primeira faixa exclusiva de ônibus da cidade, na avenida Barão de Mauá, completa onze dias de funcionamento e já beneficia os usuários do transporte público. Nos horários de operação da faixa é possível observar uma redução imediata de 30 para 20 minutos no tempo de viagem dos veículos na via. O objetivo é reduzir esse tempo pela metade e aumentar o número de partidas no período de pico.

Durante o primeiro mês a Prefeitura não está multando os carros que desrespeitam a faixa. O período é usado para adaptação dos motoristas, com ações educativas para conscientizar a população, e para a conclusão da sinalização e de algumas obras para adequar a via. Foram aplicadas 79 legendas e pintura de faixas contínuas e seccionadas, em um total de mais de 922 m² de sinalização de solo, além da colocação de 59 placas. Também está sendo finalizado o estreitamento das rotatórias da avenida para criar uma faixa de acomodação de cada lado da via.

As vagas de estacionamento rotativo (zona azul) continuam em funcionamento, mas seu uso é proibido nos horários de operação da faixa exclusiva – das 5h às 8h no sentido centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.

A partir do dia 27 de janeiro a prefeitura passará a autuar os motoristas que desrespeitarem a faixa. Além da multa, no valor de R$ 53,20, a infração adiciona três pontos à Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira Júnior, a partir da avaliação dos resultados da faixa na Barão de Mauá a Prefeitura poderá estender a proposta à avenida Castelo Branco, no Jardim Zaíra, outro ponto de grande fluxo. A via liga o bairro à região central de Mauá. Caso seja aprovada, a medida deve ser implantada neste trecho em 2014.

OBRAS E MELHORIAS - Ao todo, os projetos de Mobilidade Urbana em Mauá devem receber em torno de R$ 51 milhões. Outros R$ 59 milhões se destinam a investimentos em pavimentação de vias. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Entre as obras e melhorias no trânsito e transporte local já está em andamento a integração dos ônibus municipais aos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), programada para início de 2014 – os equipamentos do novo sistema que será utilizado nas catracas já estão sendo comprados. Até março, os usuários também terão um novo tíquete eletrônico que permitirá a conexão ônibus-trem, o cartão Sistema Integrado de Mauá (SIM).

Por PMM - Redação
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