NOTÍCIA ANTERIOR
CPTM adia para 2020 entrega de acessibilidade em todas as estações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura de SP apresenta proposta para restringir acesso de pedestres ao Minhocão
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2017 | Geral
Usuárias do terminal Jabaquara poderão fazer teste de HIV no Dia da Mulher
Usuárias do terminal Jabaquara poderão fazer teste de HIV no Dia da Mulher Acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Foto: Cesar Brustolin-SMCS
Acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Foto: Cesar Brustolin-SMCS
Objetivo é conscientizar sobre cuidados para evitar contaminação pelo vírus HIV

Nesta quarta-feira (08/03) - Dia Internacional da Mulher -, as usuárias do Terminal Metropolitano do Jabaquara poderão realizar teste gratuitos de HIV.

A iniciativa é da EMTU e do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. O objetivo é conscientizar o público feminino sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus HIV.

Na plataforma A do terminal, das 9h às 16h, profissionais do CRT farão teste rápido para detecção do vírus, além da distribuição de 14 mil preservativos masculinos, 2 mil preservativos femininos e 8 mil sachês de gel lubrificante. O resultado pode ser obtido em cerca de 30 minutos, com privacidade e sigilo. Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa é direcionada para serviços de referência na rede pública de saúde.

O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para a qualidade de vida das pessoas com HIV. Além disso, coíbe a transmissão do vírus involuntariamente, caso a pessoa não saiba que o tem.

Taxa anual de detecção

De acordo com levantamento do Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids-SP, em 2015, a taxa anual de detecção de novas infecções, foi de 17,2 por 100 mil habitantes, contra 9,1 em 2006, considerando ambos os sexos. A maior taxa de detecção entre os homens ocorre entre jovens de 20 a 24 anos, com 79,4 casos por 100 mil habitantes, em 2015. Já o público feminino compreende, majoritariamente, a faixa de 30 a 39 anos, com taxa de 13,6 casos por 100 mil habitantes, no mesmo ano.

“É importante ressaltar que, atualmente, a maioria das mulheres com HIV, se infectou por meio de relações sexuais sem camisinha. O acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e para melhor qualidade de vida das pessoas com HIV/Aids, observa Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.