NOTÍCIA ANTERIOR
MEC muda algumas regras do ProUni e do Fies
PRÓXIMA NOTÍCIA
Candidatos do Enem terão acesso a redação corrigida no dia 20
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/03/2014 | Educação
USP cai 20 posições entre os ''top 100'' de ranking de reputação universitária
Lista da Times Higher Education é feita a partir da opinião de acadêmicos. Única instituição brasileira na lista, a USP aparece na faixa 81º-90º lugar.

A Universidade de São Paulo (USP) caiu 20 posições, mas segue entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo em reputação no meio acadêmico, segundo o ranking divulgado nesta quarta-feira (5) pela instituição londrina Times Higher Education (THE).

O ranking foi montado a partir de uma pesquisa com mais de 10,5 mil professores convidados de 150 países. Única universidade brasileira entre o “top 100” do ranking, a USP aparece na faixa entre o 81º e o 90º lugar. No ano passado, a USP estava na faixa de 61º ao 70º lugar.

A lista que leva em conta a reputação da universidade entre os pesquisadores do meio acadêmico. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos.

O diretor da THE, Phil Baty, considera que a queda de posição da USP no ranking serve de alerta para a universidade brasileira. "A reputação acadêmica é muito importante para atrair talentos internacionais e obter colaborações de pesquisa globais", avalia.

"No entanto, a reputação de São Paulo diminuiu este ano e certamente deve haver a preocupação de que, sem uma ação significativa, pode entrar em uma tendência para baixo. Parece ser o caso de que a sua comprovada excelência em áreas-chave, simplesmente não é reconhecida em importantes partes do mundo. Na Ásia, por exemplo, onde há muito investimento no ensino superior, a USP parece não ser conhecida. A verdadeira internacionalização poderia ajudar a instituição a realizar o seu potencial."

Entre as dez primeiras colocadas estão oito universidades dos Estados Unidos e duas do Reino Unido. A Universidade Harvard segue em primeiro lugar com a maior reputação acadêmica, segundo o ranking. Em seguia está o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido pela Universidade Stanford, ambos dos Estados Unidos. Na quarta e quinta posições aparecem duas instituições britânicas, Cambridge e Oxford. Depois são mais cinco americanas: Berkeley, Princeton, Yale, Caltech e UCLA.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.