NOTÍCIA ANTERIOR
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dor reduz libido das fêmeas, mas não dos machos, de acordo com estudo
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/04/2014 | Saúde e Ciência
Uso de suplementos que aceleram metabolismo vira moda nas academias
Uso de suplementos que aceleram metabolismo vira moda nas academias Kleber Lehpamer, 27, que usou termogênicos por um ano para ajudar a perder peso. Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Kleber Lehpamer, 27, que usou termogênicos por um ano para ajudar a perder peso. Foto: Zanone Fraissat/Folhapress
Entre os frequentadores de academias, a moda agora é o uso de suplementos que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Tudo para ajudar a eliminar os quilinhos a mais.

Os chamados termogênicos também têm efeito estimulante e são usados antes do treino para dar aquele "up" na disposição.

Especialistas dizem que o consumo do produto está tão elevado que pessoas de fora do circuito das academias se mostraram curiosas quanto aos efeitos do suplemento.

"Até quem foi sedentário durante a vida inteira já me perguntou sobre os termogênicos", afirma Mirtes Stancanelli, nutricionista esportiva e professora da Unicamp.

Fernanda Pisciolaro, nutricionista responsável pelo departamento de nutrição da Abeso (Associação para o Estudo da Obesidade), conta ainda que responde a perguntas sobre esses suplementos diariamente. "Todos querem saber se eles emagrecem."

A curto prazo, esses termogênicos poderiam favorecer ligeiramente o emagrecimento, desde que vinculados a atividade física intensa.

"Se você vai à praia, fica bronzeado por causa da exposição ao sol, e não por causa do bronzeador", brinca Isabela Pimentel, nutricionista do HCor (Hospital do Coração). "Da mesma forma, o exercício é o principal responsável pelo emagrecimento nessa associação."

A forma como os suplementos funcionam não difere muito da maneira como agem os termogênicos naturais, como chá, café, pimenta e gengibre, que também aceleram o metabolismo.

"Essas substâncias estimulam uma classe de neurotransmissores que desencadeiam um processo metabólico favorável ao emagrecimento", diz Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.

Estudos já mostraram que dois litros de chá-verde por dia, por exemplo, são capazes de aumentar o metabolismo, mas em apenas 4% –um efeito considerado ínfimo para o esforço despendido.

O programador e designer Kleber Lehpamer, 27, usou termogênicos durante um ano para acelerar a perda de peso, e diz que o suplemento ajudou bastante. Ele conta que emagreceu 30 kg em poucos meses. "É bom porque te dá mais energia, mas sozinho ele não faz nada. Sempre treinei diariamente, e, na época em que queria emagrecer, fazia dieta", diz.

Ele conta que procurou os suplementos por conta própria. "Acho que deveria ter consultado um nutricionista, mas usei os mais fracos e regularizados no Brasil, e não tive nenhum efeito colateral."

A lista de possíveis efeitos adversos inclui insônia, aumento da frequência cardíaca, gastrite, aumento da pressão arterial e irritabilidade.

Por Monique Oliveira, de São Paulo - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.