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DATA DA PUBLICAÇÃO 18/08/2011 | Economia
Uso de sacolas plásticas é viável, afirmam entidades
A utilização de sacolas plásticas em supermercados é defendida por representantes do INP (Instituto Nacional do Plástico) e da Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis). As entidades argumentam com estudos realizados sobre o tema e alegam que o uso da sacola consciente pelo consumidor é o mais viável e correto.

“Estudos revelam que a sacola plástica é responsável por 0,2% do resíduo sólido. E que o brasileiro consome em média 71 sacolas em supermercado por ano. Há mitos sobre este material e que precisam acabar. Por isso, acreditamos que a conscientização do uso é o caminho correto”, disse o presidente da Abief, Alfred Schimit.

Schimit explicou ainda o risco de contamiação de outros materiais que estão sendo substituídos pelas sacolinhas. “Um estudo revela que 97% da população não lava com frequência a eco bag (sacola de pano), e então há risco de contaminação entre os produtos. Nos Estados Unidos houve casos de contaminação pela bactéria salmonela com esses produtos. Preocupa o fato de muitos carregam produtos de limpeza junto com alimentos, aumentando o risco de contaminação. Outro problema são as caixas de papelão que podem contaminar os alimentos por conta de roedores ou baratas que passaram pelo material. Também as caixas que acondicionam material de limpeza são usadas para o transporte de produtos alimentícios", alertou.

O prefeito Luiz Marinho concorda com o argumento utilizado pelos representantes das entidades e acredita que o destino ambiental mais correto para as sacolas plásticas é a criação de usinas que incinerem o lixo para gerar energia. “Acredito que muitos governantes estão tomando medidas equivocadas proibindo o uso da sacola plástica. Com esta medida o coerente seria proibir a geração de lixo na cidade, e isso não é possível. Há mitos sobre a questão da poluição deste material. Acredito que enquanto não for possível criar essas usinas, a conscientização da população e dos empresários sobre a questão é um passo para melhorar o problema. Este é um debate inicial sobre a solução desta questão", frisou.

Para o presidente do INP, Miguel Bahiense, a conscientização é baseada no conceito dos três R: redução, reutilização e reciclagem da sacola plástica. “Se o mercado fornecer uma sacola com os padrões exigidos por lei, a sacola deveria ser maior e mais resistente, sendo assim, o consumidor irá colocar mais itens e utilizar menos unidades. Ele reutiliza a partir do momento em que usa aquele material para guardar um sapato ou colocar o lixo. E ela pode ser recilada e virar um papel com execelente qualidade, por exemplo”.

“Ninguém vê um catador de recicláveis recolhendo sacolinhas. Mas todo mundo coloca os recicláveis em sacolinhas paras serem descartados. Essas sacolinhas já são recicladas e têm um destino ambiental adequado. Por isso, é possivel rever esta questão sem proibir”, disse Bahiense.

Luiz Carlos do Rego, sócio da rede de mercado Morais, em São Bernardo, afirmou que as explicações das entidades são relevantes para o setor. “Realmente ficamos rendidos com tanta informação sobre o tema na mídia. Não sabemos até aonde tudo que é divulgado é correto. Esses estudos revelaram um outro lado da situação e o que me parece, mais favorável a todos. Achei excelente a iniciativa desta discussão no município", acrescentou.

O INP possui programas de conscientização e pretende implantá-los em São Bernardo. Apenas a Capital possui tais programas. “Com esses programas conseguimos reduzir o consumo de quatro bilhões de sacolas plásticas em nove Capitais. São Bernardo está disposta a tratar o assunto e acredito que devemos implantar em breve na cidade”, disse o diretor do Instituto, Paulo Dacolina.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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