NOTÍCIA ANTERIOR
Rússia afasta desconfiança e goleia Arábia na estreia da Copa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Brasil frustra animação da torcida em estreia morna na Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/06/2018 | Esportes
Uruguai sofre, mas vence Egito sem Salah com gol aos 44min do segundo tempo
 Uruguai sofre, mas vence Egito sem Salah com gol aos 44min do segundo tempo Zagueiro Jose Maria Gímenez foi o salvador em Ecaterimburgo ao marcar, de cabeça, o gol da vitória. Foto: VADIM GHIRDA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Zagueiro Jose Maria Gímenez foi o salvador em Ecaterimburgo ao marcar, de cabeça, o gol da vitória. Foto: VADIM GHIRDA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Uruguai entrou nesta Copa do Mundo com a meta de exibir um futebol mais ofensivo e de maior toque de bola, olhando para o futuro. Mas a velha garra e o sofrimento até o último instante voltaram a marcar a seleção sul-americana em sua estreia na Copa do Mundo da Rússia. Foi com um gol suado, aos 44 minutos do segundo tempo, que os uruguaios venceram por 1 a 0 o Egito, desfalcado de Mohamed Salah, nesta sexta-feira, pelo Grupo B.

O zagueiro Jose Maria Gímenez foi o salvador do Uruguai em Ecaterimburgo ao marcar, de cabeça, o gol da vitória numa partida marcada pela fraca atuação da equipe. E pelas chances desperdiçadas por Luis Suárez - foram três oportunidades claras. Ao mesmo tempo, Edinson Cavani brilhou na armação e passes para finalizações do companheiro.

Diante de um Egito que sonhava com a primeira vitória numa Copa, o Uruguai oscilou entre o passado e o presente. Ora partia para o ataque com até quatro homens, ora recuava e armava uma retranca como se estivesse enfrentando um poderoso ataque. O time uruguaio vivia uma crise tática: os meias queriam o ataque, mas os volantes não acompanhavam.

Sorte da equipe sul-americana que os egípcios não aproveitaram as brechas entre as linhas mais ofensivas. Pesou, neste sentido, a ausência de Salah. O grande astro do Egito, uma das maiores estrelas da última temporada europeia, nem entrou em campo. Ele foi poupado para estar 100% para o próximo jogo, em seu processo de recuperação de uma lesão no ombro esquerdo.

Com o resultado, a Rússia lidera a chave, com três pontos. O Uruguai aparece em segundo lugar, com a mesma pontuação, mas menor saldo de gols. O Egito é o terceiro colocado, seguido da Arábia Saudita, que levou uma goleada de 5 a 0 dos anfitriões na quinta-feira, no jogo de abertura do Mundial.

O JOGO - Diante de lugares vazios em trechos nobres das arquibancadas, o Uruguai tentou aproveitar a cautela inicial do Egito para assumir rapidamente o controle do jogo. Cavani e Suárez tiveram chances nos primeiros minutos. Mas o time egípcio não ficou para trás. Levou perigo, aos 10, com Trezeguet.

Ao longo do primeiro tempo, a seleção sul-americana oscilou entre partir para cima e se fechar na defesa. A partir dos 20 minutos, o Uruguai parecia decidir pela postura mais ofensiva. Empurrava o Egito para a defesa, sem impedir necessariamente que o rival levasse certo perigo em contra-ataque.

Nesta toada, aos 23, Suárez perdeu chance incrível. Após cobrança de escanteio na área, o atacante do Barcelona bateu rasteiro na segunda trave, quase sem marcação. A bola acertou a rede por fora. Torcedores uruguaios chegaram a comemorar no estádio. Mas, logo em seguida, o time uruguaio recuava, cedendo espaço para as investidas egípcias.

Entre buscar o ataque e voltar para a retranca, os volantes uruguaios não acompanhavam o ataque, abrindo brecha entre as duas linhas, na intermediária. Assim, o Egito teve ao menos três boas chances para marcar, sem sucesso. Com Salah em campo, o placar poderia ter sido diferente.

Na volta para o segundo tempo, o Uruguai teve grande chance para abrir o placar. Antes de completar um minuto, Cavani deu belo passe em enfiada para Suárez, que dominou pela direita e bateu na saída do goleiro. El Shennawy salvou.

Mas logo o time sul-americano retomou o ritmo lento e as dificuldades na transição da defesa para o meio-campo. Antes de completar 15 minutos da etapa final, o técnico Oscar Tabárez fez duas mudanças na equipe e colocou Carlos Sánchez e Cristian Rodríguez para dar maior mobilidade ao meio-campo uruguaio.

Pouco mudou na equipe sul-americana. Cavani e Suárez seguiam isolados no ataque, trocando assistências, um para o outro. Numa delas, o atacante do Paris Saint-Germain deu mais um belo passe para nova chance desperdiçada pelo companheiro, aos 27. Suárez, cara a cara com o goleiro, tentou fazer um último drible e parou em El Shennawy.

A situação se inverteu aos 37. O jogador do Barcelona deu assistência de cabeça para Cavani acertar lindo chute de primeira. O goleiro egípcio saltou para fazer bela defesa. Impondo pressão nos minutos finais, o Uruguai ainda teve chance de marcar em cobrança de falta de Cavani, que carimbou a trave. E, no rebote, quatro uruguaios "bateram" cabeça e desperdiçaram nova chance.

Quando o empate parecia decretado, uma cobrança de escanteio na área definiu a partida. Aos 44 minutos, o zagueiro Gímenez subiu mais que três marcadores e cabeceou para as redes para festa e alívio da torcida uruguaia.

O Egito volta a campo no dia 19, terça que vem, para enfrentar a anfitriã Rússia em São Petersburgo. Os uruguaios vão duelar com a Arábia Saudita no dia seguinte em Rostov-on-Don.

FICHA TÉCNICA:

EGITO 0 x 1 URUGUAI

EGITO -
Mohamed El Shennawy; Ahmed Fathi, Ali Gabr, Ahmed Hegazy, Mohamed Abdel-Shafi; Mohamed Elneny, Tarek Hamed (Sam Morsy), Amr Warda (Ramadan Sobhi), Abdallah El Said, Trezeguet; Marwan Mohsen (Mahmoud Kahraba). Técnico: Héctor Cúper.

URUGUAI - Fernando Muslera; Guillermo Varela, Jose Maria Gímenez, Diego Godín, Martín Cáceres; Matias Vecino (Torreira), Rodrigo Bentancur, Nahitan Nandez (Carlos Sánchez), Giorgian De Arrascaeta (Cristian Rodríguez); Luis Suárez e Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

GOL - Gímenez, aos 44 minutos do segundo tempo.

CARTÃO AMARELO - Ahmed Hegazy.

ÁRBITRO - Bjorn Kuipers (Holanda).

RENDA - Não disponível.

PÚBLICO - 27.015 pagantes.

LOCAL - Arena Ecaterimburgo, em Ecaterimburgo (Rússia).

Por Estadão Conteúdo - Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6230 dias no ar.