NOTÍCIA ANTERIOR
Descoberta de moedas antigas deve mudar história do Muro das Lamentações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Roteiros paradisíacos marcam Paraty, que ganha escuna gigante
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2011 | Turismo
Uruguai leva música clássica para Antártida em comemoração do bicentenário
O Uruguai levará sua música à Antártida em dezembro com dois concertos do Conjunto de Câmara do país como parte dos festejos pelo bicentenário da independência em 11 de dezembro, informaram fontes oficiais no final desta semana.

Essa será a primeira vez que uma orquestra se apresenta no continente gelado. A iniciativa é do Serviço Oficial de Difusão, Radiotelevisão e Espetáculos do Uruguai e "representa uma experiência insólita, inédita e única", disse a vice-presidente do órgão, María Pollak, que liderará o grupo musical.

Na Antártida, "como em poucos lugares do mundo existe a confraternização e a irmandade entre pessoas de diferentes países e culturas", declarou. "Não há fronteiras e muitos trabalham em projetos científicos pensando no bem-estar das futuras gerações", acrescentou.

Os concertos apresentados "tentam ser uma amostra de cooperação internacional no ano em que o Uruguai celebra seu bicentenário", afirmou Pollak. O primeiro deles está previsto para o dia 11 de dezembro na base uruguaia General Artigas e o segundo na base chilena Presidente Eduardo Frei, sem data confirmada e que dependerá das condições do clima.

O diretor da base General Artigas, o tenente-coronel Longino Sosa, participou por telefone da cerimônia de apresentação e destacou a "grande expectativa" que existe nas bases de vários países pela apresentação dos músicos.

As autoridades uruguaias convidaram para as apresentações musicais os integrantes das bases científicas de Chile, China, Rússia e Coreia do Sul, próximas à do Uruguai.

Sosa lembrou que na base uruguaia a temperatura costuma ser de menos três graus nessa época e com e uma sensação térmica, devido aos ventos, de menos 18ºC, embora o dia seja ensolarado. O militar estimou que entre 60 e 70 pessoas, a maioria chegadas das bases próximas, poderão presenciar o concerto na base General Artigas.

Nas apresentações serão interpretados clássicos de Franz Schubert, Antonio Vivaldi e Luigi Boccherini, mas também música popular do argentino Astor Piazzolla, da chilena Violeta Parra e dos uruguaios Carlos Gardel, César Cortinas, Elbio Rodríguez Barilari e Gerardo Moreira.

Por Folha Online - Efe, em Montevidéu
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.