NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá inicia a reforma da Quadra do Jardim Itapark
PRÓXIMA NOTÍCIA
Policiais apreendem drogas em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/11/2013 | Cidade
Urbanização do Chafic/Macuco começa no 1° semestre de 2014
Urbanização do Chafic/Macuco começa no 1° semestre de 2014 Foto: Marina Brandão/DGABC
Foto: Marina Brandão/DGABC
A urbanização do núcleo Chafic/Macuco, localizado no Jardim Zaíra, em Mauá, está prevista para ser iniciada no primeiro semestre do ano que vem. A informação foi dada pelo secretário de Habitação e vice-prefeito, Hélcio Silva (PT), em entrevista exclusiva ao Diário. As intervenções receberão R$ 178 milhões vindos do governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

O anúncio da verba foi feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto, em encontro com os sete prefeitos da região, realizado em São Bernardo. A Prefeitura já apresentou ao governo federal o projeto, que está em fase de análise junto à Caixa Econômica Federal para liberação de recursos.

Atualmente, a administração municipal realiza estudos topográficos no local. “Já temos equipes fazendo levantamento do número de famílias diariamente para saber as necessidades. As obras ainda não começaram propriamente ditas, mas já estamos trabalhando na área”, afirmou o secretário.

O núcleo irá receber obras de infraestrutura urbana, eliminação de áreas de risco, recuperação ambiental e drenagem. Após o início dos trabalhos, a previsão é que as intervenções no bairro tenham duração de dois a três anos. “Essa área tem muitas dificuldades, por apresentar várias situações de risco. É um espaço particular, onde existe imbróglio judicial em curso. Haverá muito trabalho a ser feito, pois é um local de grande complexidade”, declarou o secretário.

Segundo Hélcio, está prevista a remoção de 1.300 famílias do terreno, que serão realocadas em unidades habitacionais construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, também do governo federal. Ainda não está definida a localização dos conjuntos habitacionais que irão abrigar os habitantes que serão removidos do bairro.

Segundo Hélcio, há possibilidade que os empreendimentos imobiliários sejam erguidos em áreas públicas próximas ao bairro. “Não tem como ser feito lá. Temos de viabilizar essas moradias em áreas próximas ao Chafic.”

Santo André entrega Minha Casa no sábado

As 220 unidades habitacionais do Conjunto Londrina, localizadas na Vila Linda, em Santo André, serão entregues no sábado, às 10h. As moradias – que foram construídas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal – serão liberadas aos futuros moradores com dois anos de atraso, já que estavam previstas para serem inauguradas em novembro de 2011, juntamente com os 132 apartamentos do conjunto Juquiá, vizinho ao Londrina e que foi entregue em março. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Grana (PT), ontem, durante o lançamento da Operação Guarda-Chuva.

A Caixa Econômica Federal, que é responsável pela entrega dos imóveis concluídos e legalizados, justificou a demora para a liberação informando que a construtora contratada para execução das obras solicitou alteração no cronograma devido a fatores climáticos.

As unidades irão receber moradores de áreas de risco dos núcleos Pedro Américo e Homero Thon. O cronograma de mudanças está previsto para ser iniciado no dia 9. A programação deve se estender até o início de 2014. Simultaneamente à saída das famílias, os imóveis desocupados serão demolidos e removidos para que seja dada continuidade às obras de urbanização dos núcleos, localizados à beira do Córrego Cassaquera.

Foram investidos R$ 27 milhões na construção dos conjuntos Juquiá e Londrina. Como contrapartida, a Prefeitura doou o terreno no qual foram erguidas as unidades habitacionais, que foram as primeiras do programa Minha Casa, Minha Vida a ser entregues no Grande ABC.

Os apartamentos possuem 43 metros quadrados de área e são divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Algumas moradias são adaptadas para receber idosos e deficientes físicos, com rampas para facilitar o acesso aos prédios. O condomínio oferece ainda playground e salão para festas. (colaborou Fábio Munhoz)

Por Cadu Proieti - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.