NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá amplia ações de combate ao Aedes Aegypti
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programa Família Paulista chega a Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/01/2016 | Cidade
UPA da Vila Magini recebe vistoria para acompanhar reforma
UPA da Vila Magini recebe vistoria para acompanhar reforma O prefeito Donisete Braga, durante a vistoria junto com as equipes das secretarias de Saúde e Obras. Crédito: Rodrigo Zerneri
O prefeito Donisete Braga, durante a vistoria junto com as equipes das secretarias de Saúde e Obras. Crédito: Rodrigo Zerneri
Obra deverá ser entregue em maio; usuários devem buscar atendimento de urgência na UPA Zaíra

Inaugurada em 31 de março de 2012, a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Magini foi iniciada para melhorar as condições de assistência à população e de trabalho para os funcionários. “Hoje, a nossa prioridade é reformar e ampliar as UPAs e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. É um transtorno fazer essa manutenção com o equipamento funcionando, por isso a fechamos para entregar reformada em maio”, considerou o prefeito Donisete Braga, durante a vistoria junto com as equipes das secretarias de Saúde e Obras.

A Unidade, desde que foi inaugurada, teve aumento de 300 para 500 pacientes diariamente, com mais de 11 mil atendimentos mensais.

“É na hora que se tira todos os equipamentos e pessoas que se tem a verdadeira dimensão do quanto o local precisava de manutenção por estar deteriorando”, analisou o secretário de Saúde, Luís Fernando Tofani.

A UPA da Vila Magini é do tipo 2 e foi construída com recursos federais e municipais. O recurso de R$ 250 mil da reforma é proveniente do Governo Federal. A unidade tem 1.200 m², com oito leitos adultos e três infantis para observação, três de emergência e dois quartos para isolamento. São três médicos clínicos gerais e dois pediatras por plantão.

A Unidade faz a cobertura dos moradores e trabalhadores nos jardins Cerqueira Leite, Oratório, Santa Cecília, Silveira, Capuava, Paranavaí, Sonia Maria e Centro, e vilas Bocaina e Guarani.

Com a reforma, o local terá acessibilidade, adequação da recepção e das salas de espera, melhoria na sala de Raios X e farmácia 24 horas. A obra contempla manutenção predial, hidráulica e elétrica, além de pintura.

Os usuários que apresentarem casos de urgência e emergência devem ser levados para as outras três UPAs (Assis, Barão ou Zaíra), que receberam reforço de partes das equipes que trabalham na unidade em reforma para ajudar no trabalho. Casos menos graves podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) próximas à moradia dos usuários.

Os atendimentos prioritários da UPA são os mais complexos, como os encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Enquadram-se desmaio, convulsão, problemas cardíacos e respiratórios, partos, suspeita de derrame cerebral, acidentes de trânsito, quedas, choque elétrico, queimaduras graves, ferimentos com sangramento intenso, mordedura de animais, dores fortes (coluna, peito e abdome), fraturas, ferimentos por armas de fogo e brancas, quadros psiquiátricos em pessoas agressivas, intoxicação e envenenamento.

Serviço – A UPA da Vila Magini está localizada na avenida Washington Luiz, 3890.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2022 - Desde 2003 à 7096 dias no ar.