NOTÍCIA ANTERIOR
Unidades de Saúde ampliam cuidados com casos de H1N1
PRÓXIMA NOTÍCIA
Radares multam 200% mais que agentes
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/04/2016 | Setecidades
UPA Central vai começar a fazer atendimento ao público em maio
UPA Central vai começar a fazer atendimento ao público em maio UPA Central está na etapa final de intervenção, com trabalhos de marcenaria e instalação de equipamentos, cortinas e ventiladores. Foto: Andréa Iseki
UPA Central está na etapa final de intervenção, com trabalhos de marcenaria e instalação de equipamentos, cortinas e ventiladores. Foto: Andréa Iseki
Unidade de Pronto Atendimento em clínica médica e pediatria vai ser inaugurada no dia 29

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Central de Santo André já tem data para iniciar o atendimento ao público: 4 de maio. A estrutura do prédio será entregue em cerimônia marcada para 29 de abril. O imóvel passará por processo de desinfecção e acertos técnicos de fluxo antes de ser aberto ao público no próximo mês. Foram investidos mais de R$ 2 milhões na reforma e ampliação do imóvel, com recursos municipais e da União.

A quarta UPA de Santo André vai funcionar no terreno que abrigava anteriormente o PA (Pronto Atendimento) Central 24 horas, na praça 4º Centenário, 8. O espaço registrava média de 12 mil atendimentos mensais. De acordo com Evandro José Gonçalves, diretor do Departamento da Rede de Atenção às Urgências e Emergências/Samu de Santo André, todos os equipamentos já estão no local e são finalizados os trabalhos de marcenaria e instalação de itens como cortinas e ventiladores.

A UPA é responsável por atendimento de urgência e emergência, clínica médica e pediatria, além da realização de exames rotineiros como raio-X. A reforma resultou em mudanças na planta para melhoria no fluxo de pacientes, como setores de classificação de risco: vermelho para casos mais urgentes e amarelo para observações. O atendimento continuará acontecendo no piso térreo, enquanto um novo andar foi construído para dar suporte aos plantonistas.

REFORMULAÇÃO

As obras para transformação do PA Central em UPA porte dois (cobertura de 100 mil a 200 mil habitantes e ao menos quatro médicos das 7h às 19h e outros dois médicos das 19h às 7h) começaram em outubro de 2014, mas um problema com uma das empresas vencedoras da licitação atrasou o cronograma. A ampliação do espaço resultou no crescimento do quadro de funcionários, chegando a quase 300 entre trabalhadores da recepção, enfermaria, farmácia, enfermagem e médicos clínicos e pediatras.

A reformulação do prédio terá impacto no modelo de atendimento na UPA Centro, localizada na rua Agenor de Camargo, 129. “Neste primeiro momento, a UPA Centro vai receber o Pronto Socorro do CHM (Centro Hospitalar Municipal), que está em reforma. Após a conclusão dessa obra, a ideia é transformá-la em uma UPA cirúrgico/ortopédica, o que seria a primeira UPA de especialidades na Região”, anunciou o diretor.

A transformação do PA Central em UPA vai possibilitar o recebimento de recursos do Ministério da Saúde. Parte da verba para reforma, ampliação e compra dos equipamentos foi enviada pela Pasta. Nos próximos dias, uma equipe do Ministério vai fazer vistoria no local para iniciar o repasse mensal.

Unidade será a quarta aberta em Santo André

Santo André conta hoje com outras três UPAS:
Sacadura Cabral, de porte um (mínimo de sete leitos de observação, capacidade de atender até 150 pacientes por dia e população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes); Centro, de porte dois (mínimo 11 leitos de observação, capacidade de atender até 250 pacientes por dia e população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes) e a maior no Jardim Santo André, de porte três (mínimo 15 leitos de observação, capacidade de atender até 350 pacientes por dia e população na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes).

Outros dois Pronto-Atendimentos, um na Vila Luzita e outro no Bangu, serão reformados para atender ao padrão UPA na cidade. Lançadas pelo governo federal em 2003 para atendimento de urgência e emergência, as UPAs atuam como um intermediário entre as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e os hospitais. As unidades estão preparadas para acolher desde pacientes com quadros mais simples, como problemas de pressão e febre, até fraturas e infartos.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.