NOTÍCIA ANTERIOR
Denatran libera suspensão regulável, usada para rebaixar carros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Kawasaki lança nova Z1000 no Brasil por R$ 48.990
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/03/2014 | Veículos
Up!: a receita da Volks para enfrentar a concorrência
Up!: a receita da Volks para enfrentar a concorrência Up! tem conjunto equilibrado, que combina suspensão macia à direção com assistência elétrica. Foto: Andris Bovo
Up! tem conjunto equilibrado, que combina suspensão macia à direção com assistência elétrica. Foto: Andris Bovo
Compacto reúne desenho moderno e sofisticação para ajudar a manter a fabricante na liderança dos hatches

Considerado pela Volkswagen como o principal lançamento nacional da marca desde o Gol, no já longínquo ano de 1980, o up! representa uma senhora evolução para a empresa. Com projeto moderno, bom desempenho e detalhes sofisticados, o compacto reúne qualidades suficientes para manter o reinado da marca no segmento dos hatches de entrada, que a fabricante alemã mantém há quase três décadas. Confira nas próximas linhas a avaliação desta semana do ABCD MAIOR.

O up! tem um desenho agradável, que desperta a simpatia de quem olha. Efeito semelhante ao que acontece com carros de nicho como Smart e o Fiat 500. Um dos destaques positivos é o uso de vidros laterais rentes à carroceria, característica inovadora entre os compactos da marca no Brasil.

Na comparação com o irmão mais velho Gol, o up! se destaca pelo tamanho diminuto. É quase 30 centímetros mais curto que o recordista de vendas, além de ter entre eixos e altura menores. Na prática, quem mais sente diferença são os passageiros do banco traseiro, que viajam com menos conforto que no Gol. Reflexo da decisão da marca de valorizar o porta-malas. Com 285 litros - a mesma do modelo veterano -, o espaço conta com uma espécie de bandeja (a partir da versão move up!) que permite dividir a área de carga em duas.

Apesar de menos espaçosa, a cabine é mais agradável aos olhos que nos outros compactos da marca. Com montagem precisa e plásticos de qualidade, o principal destaque no interior é o painel na mesma cor da carroceria, disponível a partir da versão high up!.

Um ponto negativo na cabine é a dificuldade de se achar uma boa posição de dirigir. O assento do motorista conta com um ótimo sistema de variação milimétrica de altura. Por outro lado, a coluna de direção tem ajuste limitado e os cintos de segurança são fixos. Ou seja: o motorista mais baixinho acaba sendo obrigado a colocar o assento numa posição alta, digna de minivan.

Prazer ao dirigir - Apesar desses detalhes, o up! sabe agradar quem valoriza menos a imagem e mais o prazer ao dirigir. Ao contrário do Gol, que transmite segurança em curvas ao preço de uma suspensão dura, o up! tem um conjunto bem equilibrado, que combina uma suspensão macia para os padrões dos compactos nacionais da marca com a direção de assistência elétrica, leve e precisa nas manobras.

O conjunto do motor 1.0 de três cilindros e 82 cv (com etanol) e a precisa transmissão mecânica de cinco marchas, que já rendia muito bem no Fox Bluemotion, ficou ainda melhor no novo modelo, que chega a pesar 80 quilos a menos que o Fox.

O resultado são respostas rápidas ao acelerador, combinadas a um ronco agradável, que convida o motorista a pisar mais fundo. Isso com um consumo de combustível digno de um “abstêmio”.

De acordo com ranking de consumo 2014 divulgado pelo Inmetro, na versão de topo red up!, modelo que foi testado pela reportagem, o compacto atingiu nota máxima na avaliação, a marca de 13 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Preço - O up! parte de R$ 28.900, valor da versão de entrada take up! que vem equipada apenas com fixação de cadeira infantil com sistema Isofix. A versão seguinte é a move up!. Com preço de tabela de R$ 30.300, o modelo passa a contar de série também com banco do motorista com regulagem de altura e computador de bordo. Rodas de liga leve passam a ser equipamento básico na high up!, que parte de R$ 34.990 O ar-condicionado de série está presente apenas nas versões de topo, com preço inicial de R$ 39.390.

Por Evandro Enoshita - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.