NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital Nardini sedia 2º mutirão para diagnóstico de Parkinson
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cresce número de multas por desrespeito ao ciclista em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/11/2014 | Cidade
Uninove manifesta interesse na criação de faculdade de medicina em Mauá
Uninove manifesta interesse na criação de faculdade de medicina em Mauá Diretores da Uninove se reuniram com o prefeito Donisete Braga e secretários. Crédito: Bruno Prado
Diretores da Uninove se reuniram com o prefeito Donisete Braga e secretários. Crédito: Bruno Prado
Desta vez diretores da Uninove se reuniram com o prefeito Donisete Braga e secretários

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito Donisete Braga recebeu representantes de mais uma universidade interessada em firmar parceria para a realização do projeto da primeira faculdade de medicina de Mauá. Desta vez trata-se da Universidade Nove de Julho (Uninove), uma das maiores instituições de ensino do país e com larga experiência, inclusive, em cursos de medicina e outros na área de Saúde, entre os quais odontologia e nutrição.

O encontro foi realizado no gabinete do prefeito e teve participação da secretária de Saúde, Célia Bortoletto, do secretário de Governo, Edilson de Paula, e do superintendente do Hospital Dr. Radamés Nardini, Morris Pimenta e Souza. O grupo de diretores da Uninove foi liderado pelo reitor Eduardo Storópoli, e pela diretora do Departamento de Ciências Médicas, Renata Mahfuz Dand Galotti.

“A faculdade de medicina é um fator decisivo na fixação dos profissionais médicos em nossa cidade, o que tende a beneficiar todo o sistema de Saúde”, destacou o prefeito Donisete Braga, lembrando outra iniciativa já realizada e que cumpre a mesma finalidade: o programa de Residência Médica pelo qual o município passou a contar com 11 médicos residentes atuando no Hospital Nardini e em toda a rede municipal.

A Universidade Nove de Julho tem cinco campi, todos situados na capital paulista, nos quais estão matriculados mais de 100 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação.

CONCORRÊNCIA - Desde que Mauá recebeu aprovação dos ministérios da Saúde e da Educação para criar faculdade de medicina, o prefeito Donisete Braga se reuniu com representantes de várias escolas de nível superior, incluindo São Judas, Mackenzie e Anhanguera. Em setembro deste ano, o ministro da Saúde, Arthur Chioro assinou Termo de Compromisso que garantiu oficialmente a instalação de uma faculdade de medicina na cidade em parceria com a iniciativa privada. A solenidade ocorreu na Escola Preparatória da Universidade Federal do Grande ABC, em Mauá.

Em breve, o Ministério da Educação deverá lançar edital de chamamento contendo as exigências que deverão ser atendidas pelas universidades interessadas em se candidatar para a instalação da faculdade de medicina. Arthur Chioro adiantou que a oferta de vagas gratuitas por meio do Pro-Uni será uma das exigências que nortearão a escolha pelo MEC.

A aprovação da faculdade em Mauá dependeu de vistoria dos equipamentos de Saúde por parte dos ministérios da Saúde e Educação. Tal cuidado é compreensível: Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e outros recursos serão utilizados como cenário pedagógico pelos alunos da futura faculdade. Mauá conta com 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), rede de atenção psicossocial, entre outros recursos que embutem função pedagógica e social.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.