NOTÍCIA ANTERIOR
Ministério cogita queda de até 2% no consumo de energia no Brasil em 2015
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região fecha 24.132 postos formais entre janeiro e agosto
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/09/2015 | Economia
Unimed tem uma semana para vender sua carteira
O prazo para a operadora de saúde Unimed Paulistana vender toda a sua carteira de cerca de 740 mil clientes vence na sexta-feira e muitos consumidores seguem inseguros em relação a como ficará a situação de seu convênio após esse período.

É o caso do paciente J.C.A. (ele preferiu não ter o nome divulgado), 50 anos, que é morador de São Caetano, e desde outubro de 2014 recebe medicamentos de alto custo da operadora para tratar de hepatite. Desde o início do mês, quando a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou que a empresa teria de vender toda sua carteira para outra companhia, a remessa de medicamentos estava em atraso.

A demora no recebimento dos remédios deixou sua família preocupada. “Mas, desde a liminar de sexta-feira (concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo ao Idec – Instituto de Defesa do Consumidor), que determinou que a Central Unimed garanta os atendimentos, já entraram em contato conosco”, diz J.C.A. O receio dele agora é que, a partir de outubro, as novas remessas parem.

DICAS - Especialistas dão algumas orientações para o consumidor que tem o convênio dessa operadora. Uma dica importante, nesse período de transição, é seguir com o pagamento da mensalidade, para não perder o direito à migração sem carência para plano de outra companhia. Outro conselho é procurar usar o plano normalmente – se não for atendido, deve-se buscar a ANS e, depois, entrar com ação na Justiça –, principalmente nos casos de urgência e emergência, para os quais o atendimento não pode ser suspenso. A decisão judicial, nessas situações, costuma ser rápida, no mesmo dia ou em até 48 horas, diz a advogada de direito da Saúde Tarcila Campanella, que tem escritório que leva seu nome em São Caetano.

Além disso, deve-se aguardar até outubro antes de buscar outro convênio. “Se a pessoa for procurar por contra própria, tal vez tenha de cumprir carência. A portabilidade especial (estabelecida pela ANS) não possui qualquer carência”, explica Tarcila.

Em relação a recusas da rede credenciada, a Unimed Paulistana informa que os clientes que tiverem consultas, exames e procedimentos negados (por hospitais, clínicas e laboratórios) devem entrar em contato com a central de atendimento pelo 0800 9402345 ou pelo 3113-0800 para que sejam encaminhados para outro local.

A empresa esclarece ainda que, de acordo com a liminar obtida pelo Idec, há responsabilidade solidária da CNU (Central Nacional Unimed) nesses 30 dias, e caso a Paulistana não consiga prover o atendimento em 24 horas, deve repassá-lo pelo sistema de intercâmbio. Se a Central Nacional não cumprir a decisão, estará sujeita a multa de R$ 10 mil por negativa.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.