NOTÍCIA ANTERIOR
MEC decide limitar idade para alunos entrarem no 1º ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prova do Enem será aplicada neste sábado e domingo
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/12/2009 | Educação
Unidade de São Bernardo da UFABC ''ganha'' terreno
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Adalberto Fazzio, assinaram ontem (3) a escritura de compra e lavratura do terreno onde será construída a unidade da UFABC no município. A instituição de ensino superior ficará próxima ao Ginásio Poliesportivo Moysés Adib Dib, no bairro Anchieta, e terá 26 mil metros quadrados de área construída, além de, depois de finalizada, comportar 2.400 vagas para os estudantes.

As obras se iniciam em dezembro e o prazo para término é de dois anos. Enquanto a nova unidade da UFABC é construída, as atividades acadêmicas ocorrerão no antigo Colégio Salete, no centro da cidade. O local será utilizado para as aulas do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BC&T) e do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H). O prédio comportará 400 estudantes, sendo 200 em cada curso.

Durante sua apresentação, o reitor Adalberto Fazzio agradeceu à Prefeitura pelo acordo que possibilitou o início das aulas já no ano que vem. Ele também explicou que a UFABC de São Bernardo, assim como todas suas unidades, seguirá uma grade curricular diferenciada, que possibilitará a todos os alunos cursar matérias básicas durante os primeiros anos. A especialização nas diversas áreas virá depois, de acordo com o interesse dos alunos. “Um dos benefícios desse modelo é que permite uma escolha mais consciente sobre que rumos dar à carreira. Também diminui e frustração com o curso e a evasão escolar”, explicou o reitor.

Um diferencial da unidade de São Bernardo serão os cursos criados para aproveitar as novas demandas que serão geradas com a exploração do Pré-sal. “O aluno que entra na UFABC o ano que vem já poderá fazer a opção para engenharia de petróleo e gás. Nós temos o curso de engenharia, mas não havia ainda a ênfase em petróleo e gás. Nós precisamos formar engenheiros nessa área”, esclareceu Fazzio, concluindo que no campus de São Bernardo é que ficarão os laboratórios de petróleo e gás, engenharia nuclear e de outras engenharias.

Para Marinho, além de formar profissionais já pensando no Pré-sal, será importante para o Brasil uma nova universidade no ABC, resultado de uma mobilização de mais de três décadas por parte da sociedade. “Estamos em um momento de expansão econômica, e há uma luta no mercado por novos engenheiros. Isso é uma informação importante para nossa juventude”, afirmou o chefe do Executivo.

O prefeito também comemorou o modelo curricular da UFABC, que permitirá aos jovens um tempo maior para decidir sua formação profissional. Por fim, Marinho anunciou que assim que o for possível transferir os alunos para o campus definitivo, o espaço do antigo Colégio Salete será transformado em uma escola profissionalizante.

No evento também estavam presentes a secretária de Educação, Cleuza Repulho, o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Zé Ferreira, além de outras autoridades.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6239 dias no ar.