NOTÍCIA ANTERIOR
Alunos travestis poderão usar nome social nas escolas de SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aumenta evasão no Ensino Médio
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/05/2014 | Educação
Unicamp mudará programa de leitura para o vestibular a partir de 2016
Universidade terá lista própria, com 12 obras, no lugar das nove atuais.

Para prova em 2015, listagem unificada com Fuvest ainda está mantida.


A prova de literatura do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) terá programa próprio de leitura a partir da edição 2016. Atualmente, a lista de obras da universidade é unificada com a Fuvest. Com a listagem própria, a Unicamp passa a exigir a leitura de 12 livros, no lugar de nove. Seis obras da relação atual estão mantidas para 2016 (veja abaixo). A renovação das obras que compõem a lista será sempre parcial, e deve acontecer anualmente, em um ritmo que possa permitir o planejamento do professor e acompanhar a dinâmica própria do sistema de ensino.

Para o vestibular 2015, a lista unificada com a Fuvest ainda está mantida. A lista própria da Unicamp será composta de obras de diferentes gêneros e extensões, podendo incluir romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica, a fim de levar o vestibulando a ampliar o seu campo de estudos sem sobrecarregá-lo no volume de leituras. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), isso será possível porque os textos mais breves permitirão explorar maior variedade de autores e gêneros literários, mas também poderão ser substituídos mais rapidamente do que os livros.

Além dos autores consagrados na história das literaturas brasileira e portuguesa, a lista do vestibular da Unicamp a partir de 2016 contemplará também a produção literária mais recente, por meio da qual se pode familiarizar o aluno com a prática cotidiana da leitura. A Comvest também irá incluir na lista autores africanos de língua portuguesa. Veja abaixo o programa de leituras a partir do Vestibulares 2016 da Unicamp. As obras marcadas em negrito são as que foram mantidas da lista atual.

Por G1 - Campinas e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.