NOTÍCIA ANTERIOR
Lojas do Golden Square Shopping começam construção
PRÓXIMA NOTÍCIA
Feira de Franquias do Atrium Shopping impulsiona venda de lojas no local
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2013 | Economia
União de empresas estimula negócios do mesmo segmento
União de empresas estimula negócios do mesmo segmento Empresa do grupo de confecção investe em especialização profissional. Foto: Adonis Guerra
Empresa do grupo de confecção investe em especialização profissional. Foto: Adonis Guerra
Concorrentes no mercado, empresas trocam experiênciam por melhor desempenho

A troca de experiência em projetos coletivos de forma-ção e qualificação profissional vem estimulando os setores do mesmo ramo no ABCD. Os empresários buscam parcerias entre si para otimizar recursos, traçar planos de comercialização, inclusive comprando produtos uns dos outros.

O Projeto InovaGráfica conta com 25 empresas atualmente e o grupo VIC (Vestindo e Investindo Confeccionista do ABC), une 14 indústrias do setor de confecção.

O InovaGrafica é uma iniciativa do Sebrae, que reuniu empresários do setor e desenvolveu o projeto voltado a este público, com o objetivo de reduzir despesas e gastos, e levar as empresas para um caminho de novos mercados, por meio da qualificação profissional.

Eficiência - Além da capacitação, as empresas visam a aprimorar, principalmente, os aspectos mercadológicos, para aproximar o comprador do vendedor; os aspectos tributários, com o intuito de reduzir os impostos sobre os produtos; a questão da tecnologia e o associativismo no setor.

“Sempre houve interesse do Sebrae em desenvolver o setor gráfico, falta profissional no mercado, e agora os empresários do ramo poderão trocar experiências entre si”, disse o gestor do projeto, Marcelo Alciati.“Já acionamos o Senai (unidade Theobaldo de Nigris) responsável pelo setor gráfico e, por meio do Sebraetec (Serviços em Inovação e Tecnologia), facilitamos a inovação do empreendimento”.

Gestão - As 14 empresas de confecção do ABCD se uniram há dois anos de forma autônoma e vêm capacitando seus funcionários, além de visar à melhoria de gestão e aumento da competitividade. O grupo é abrangente, incluindo desde moda-bebê até lingerie sensual.

O presidente do grupo de confecção, Luiz Antonio Rodrigues de Almeida, tem uma fábrica em São Caetano e explica que o grupo conta hoje com as centrais de trabalho e renda de Mauá e São Bernardo para qualificar e inserir o profissional no mercado.

Na fábrica de Almeida, a média de produção anual é de 300 mil peças, confeccionadas por 110 funcionários. A a expectativa de crescimento na produção é de 10% após a parceria com o Sebrae. “A concorrência é grande em todos os segmentos, para ter um destaque maior é necessário investir na especialização do profissional”.

Por Paola Cruvinel - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.