NOTÍCIA ANTERIOR
MTV exibe acústico de Sandy & Junior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Alemão dá adeus ao gelo
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/09/2007 | Cultura
Um telefone na mão...
Um telefone celular na mão, lugares fantásticos, muita irreverência e nenhum roteiro. Esta é a fórmula do programa Gordo Viaja, que estréia na MTV no próximo dia 10, às 23h.

No primeiro capítulo da série, dividida em oito episódios, ele passeará pela histórica cidade de Machu Picchu, no Peru. Gordo sofreu bastante para chegar até o local, situado no topo de uma montanha de 2.400 metros.

Para subir, agiu com um nativo, e mascou folhas de coca, que aliviam o enjôo e as tonturas provocadas pela altitude. Ao chegar, brincou com as lhamas e fez seus comentários cheios de sarcasmo.

Símbolo da antiga civilização inca, Machu Picchu é uma das sete maravilhas do mundo, e inspirou a criação do novo projeto da emissora. Em uma viagem recente ao Equador – onde se apresentou com o Ratos de Porão –, o comunicador aproveitou uma brecha na agenda para viajar até o país vizinho e conhecer a histórica construção peruana. Munido com um celular, registrou o passeio. Empolgado com o resultado, teve a idéia do programa, que conta com o patrocínio da Nokia e o apoio da Central de Intercâmbio.

“As imagens são muito melhores que as de VHS e foi um barato. Além disso, não teve custo nenhum”, explica o VJ, que viajou acompanhado apenas pela diretora Tuca Paoli.

Gordo ficou deslumbrado com a infra-estrutura da cidade de Sidney, na Austrália, onde, segundo ele, “tudo é muito moderno e limpinho”. Mas, o espectador não terá motivos para se entediar.

Como era de se esperar, o apresentador não se comportou como um turista comum. “Tem horas em que eu pareço um professor de História. Em outras horas, só falo m.... 90% do programa é m....”.

O VJ também esteve na África do Sul, onde participou de um safári, e perambulou pela Inglaterra, Alemanha e França.

Imagens - De acordo com a gerente de Núcleo da MTV, Raquel Affonso, a emissora avaliou diversos aspectos antes de iniciar a produção de Gordo Viaja. “A gente fez várias reuniões para ver se as imagens e o áudio ficariam legais. É óbvio que as imagens são diferentes daquelas de câmera digital, mas não deixam nada a dever”.

A empreitada rendeu muitas gargalhadas à equipe de produção. “Em Machu Picchu, o Gordo fez comentários, por exemplo, sobre a bunda da lhama. Ele gostou de Sidney, e disse que era uma mistura de Nova York e com Londres, sem os americanos”, diverte-se Raquel.

O programa é mais um exemplo de produção que utiliza apenas aparelhos celulares para a captação de imagens. Duas bandas famosas no cenário musical, o Pato Fu e o Detonautas, já gravaram videoclipes com esses equipamentos. A primeira produção cinematográfica do ex-baterista do Rappa, Marcelo Yuka – O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme – também foi feita dessa maneira.

Celulares pelo País

O canal Multishow (Sky) também aproveita com criatividade os recursos oferecidos pelos telefones celulares. Estréia nesta terça-feira, às 21h45, a série Retrato Celular. Composta por oito episódios, de 30 minutos cada, a atração é dirigida por Andrucha Waddington, da Conspiração Filmes, e enfoca as opiniões de jovens sobre temas como independência, futuro, estética e paternidade.

Trinta e quatro pessoas - a maioria com idades entre 21 e 30 anos – receberam um aparelho e a missão de registrar momentos entre amigos, com a família, no trabalho e que retratassem seus estilos de vida.

Há jovens de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Uma DJ, uma rapper, um casal de estilistas e jovens pais de gêmeos estão entre outros, contam suas histórias.

Cada episódio mistura jovens de regiões diferentes que, por duas semanas, tornaram-se narradores de suas próprias histórias. “É um auto-reality, onde conseguimos alcançar um grau de intimidade que jamais seria possível se uma equipe de filmagem estivesse presente”, compara Andrucha, no release de divulgação do projeto.

Tema de abertura - Para compor o tema de abertura do programa, Waddington convidou o antigo parceiro, cantor e ministro da Cultura Gilberto Gil. Sintonizado com o universo virtual, Gil pegou um celular-câmera, gravou em vídeo a canção, e enviou para a Conspiração Filmes e para o Multishow via internet.

Em sua atual turnê, Banda Larga, Gil pede aos espectadores que gravem e filmem as apresentações. Todo o material em áudio e vídeo que ele recebe é disponibilizado no site www.gilbertogil.com.br.

Por Dojival Filho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.