NOTÍCIA ANTERIOR
Terreno invadido em Mauá deverá ser desocupado até terça-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Petista de Mauá vai à Justiça contra Psol
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2008 | Cidade
Um saque para o futuro em Mauá
riado há seis anos, o Projeto de Voleibol Masculino da A.A. Industrial de Mauá continua a render bons frutos para o futuro do esporte na cidade. Composto por sete treinadores e cerca de 100 atletas nas categorias iniciação I (12 anos) e II (10 e 11), pré-mirim (13), mirim (14), infantil (15 e 16), infanto-juvenil (17 e 18 ) e juvenil (19 e 20), o projeto tem disputado as primeiras colocações de torneios estaduais e metropolitanos.

Ainda este mês, o Industrial faturou o pódio em todas as categorias que participou no Torneio Início, promovido pela Federação Paulista de Voleibol. "O mirim foi campeão, o pré-mirim foi vice e nosso infanto-juvenil ficou em terceiro, mas desbancou a equipe favorita. Por ano, temos mais de 200 partidas com todas estas categorias. O esforço tem de ser bem planejado. Mas os resultados mais uma vez provam que estamos no caminho certo", disse Osvaldo Begliomini, coordenador e técnico das categorias infanto-juvenil e juvenil.

Além do apoio da Prefeitura, o trabalho engloba um extenso itinerário de colaboradores da própria cidade, que fornecem ajuda de custo, bolsas de estudo em colégio e faculdade, aulas de inglês, moradia em hotel, alimentação, fisioterapia e materiais esportivos.

Atualmente, o grupo conta com jogadores do interior e litoral de São Paulo, além de Rio Grande do Sul e Paraná. O projeto também disponibiliza jogadores para representar o município no JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) e torneios estaduais.

Em 2009, Begliomini pretende firmar o próximo passo: um acordo com patrocinadores que pode viabilizar a formação de uma equipe adulta do Industrial, com objetivo de disputar a Primeira Divisão e acessos na Copa Brasil e Superliga.

"Mauá já pode ser considerada um dos pólos conhecidos pelo bom nível do vôlei praticado. Nosso foco para o restante do ano certamente estão nos times infanto-juvenil e juvenil. Dependemos de uma boa participação nesses torneios para facilitar a criação da equipe adulta, o que proporcionará um novo âmbito para nosso trabalho e para o esporte amador da cidade", afirmou o coordenador.

Ponta mineiro é um dos destaques do elenco do Industrial

Considerado uma das principais revelações da nova safra de atletas do Industrial de Mauá, a história do ponta Rafael Guimarães com o vôlei começou por acaso, em Lagoa Santa, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, localizada em Minas Gerais.

Aos 14 anos, o jogador foi levado por uma tia para praticar futsal em um clube de sua cidade. Como não conseguiu se adaptar, logo migrou para o vôlei, que era praticado no mesmo lugar. "Me senti mais em casa com as regras e o estilo. É algo mais natural e de acordo com o meu biotipo."

Há dois anos no Grande ABC, Rafael ressalta que, no início, a diferença técnica entre o vôlei mineiro e o paulista foi a sua maior dificuldade.

"Essa mudança foi complicada. Me senti inseguro no começo. Mas também teve suas vantagens. Aqui os jogadores se dedicam mais e a motivação aumenta. É natural você sempre querer se superar e atuar bem. Isso é um fator bastante positivo para a formação de qualquer jogador em quadra", afirmou o atleta.

Por Fernando Cappelli - DGABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.