NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo recebe festa de DJs
PRÓXIMA NOTÍCIA
13º AnimABC atrai duas mil pessoas em Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/05/2012 | Cultura
Um pedaço da alma de Minas em São Bernardo
Um pedaço da alma de Minas em São Bernardo  O violeiro e cantor Luiz Salgado se apresenta com a mulher, Lilian Fulô, a partir das 17h deste sábado. Foto: Divulgação
O violeiro e cantor Luiz Salgado se apresenta com a mulher, Lilian Fulô, a partir das 17h deste sábado. Foto: Divulgação
Viola caipira é destaque no show Sina de Cantadô neste sábado no Parque Salvador Arena

Cada estado do País em que se toca viola por tradição possui um jeito específico de fazê-la soar. O instrumento de origem portuguesa se deu muito bem no Brasil e aqui se desenvolveu em vários estilos. No sábado (26/05), às 17h, quem quiser conhecer a viola típica de Minas Gerais, da Folia de Reis ou do Reisado, deve ir ao show gratuito intitulado Sina de Cantadô no Parque Salvador Arena.

Durante a apresentação de Luiz Salgado, violeiro e cantor nascido na cidade de Patos de Minas, será possível ter contato com modas e composições com os dois pés fincados no Reisado – cortejo português em louvor aos três reis magos que vai de 25 de dezembro a 6 de janeiro –, congo, moçambique, canções de domínio público, enfim, um repertório que revela as influências indígenas, africanas e europeias presentes na nossa história.

“Fazemos aquele som da roça que retrata um modo antigo de viver”, afirmou o compositor Luiz Salgado, que subirá ao palco ao lado da esposa Lilian Fulô, percussionista e cantora, e do filho do casal, Antônio Sabiá, de apenas cinco anos. “São obras que mostram a rotina de lavadeiras à beira do rio e pessoas na lavoura, ou seja, uma cultura oral que precisa de preservação.”

Interior - Durante a apresentação, músicas dos dois primeiros discos de Salgado, Trem Bão e Sina de Cantadô, e músicas populares serão exploradas para traçar um panorama da produção do Interior de Minas. “Muitas são praticamente registros históricos de costumes do Sudeste brasileiro com influência da época dos escravos, dos jesuítas e cantos indígenas”, declarou o músico, que pesquisa o instrumento e a cultura popular.

De acordo com Salgado, a escola musical que segue vem desde o período em que os avós e familiares o levavam para assistir à Folia de Reis em sua terra natal, onde a ligação com a celebração é muito presente. Quando criança, a avó o levava para concursos de calouro em programas de rádio. O manuseio do instrumento veio somente oito anos atrás, quando decidiu aprender a tocar.

Para o violeiro, o que toca é perene e funciona como agente preservador da genuína música do interior brasileiro. Define o trabalho como uma força de resistência para não deixar a cultura morrer. “Com poucas exceções, não se vê música caipira na TV pelo fato de não ser comercial”, criticou.

No entanto, ao ter contato com Pena Branca, violeiro falecido em 2010, Salgado era tranquilizado pelo colega que lhe dizia “nós temos a viola”, no sentido de que uma tradição sólida não desapareceria facilmente. Para complementar, Salgado cita outro partidário da viola, Chico Lobo: “Ele tem a melhor definição de estilo de viola que já ouvi, aquele que classifica como viola devocional, vertente em que encaixo bem”.

Viola Versátil
A viola não precisa só ser usada em música caipira. É um instrumento que pode transitar por vários estilos como blues, jazz, choro etc. Luiz Salgado deu duas dicas para quem acha que a viola é limitada e coisa de gente antiga.

Confira os sites a seguir e conheça grupos que exploram o instrumento tocado como se fosse guitarra em banda rock: www.modaderock.com.br e www.matutomoderno.com.br.

Serviço
O Parque Salvador Arena fica na avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos.
Entrada franca.
Mais informações pelo telefone: 4368-1246 ou www.luizsalgadocantador.blogspot.com.br.

Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.