NOTÍCIA ANTERIOR
Grupo é preso após assaltar posto de combustível no Demarchi
PRÓXIMA NOTÍCIA
PM estoura bingo e apreende 50 máquinas em São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/05/2009 | Setecidades
Um em cada cinco universitários abandona o curso na região
Cerca de 20% dos estudantes matriculados em 29 faculdades particulares do Grande ABC abandonaram o curso em 2007. Em números absolutos, a evasão representa um universo de 16.677 universitários. O resultado foi observado no levantamento feito pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo).

Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, a evasão é resultado da indecisão dos universitários que na prática não encontram o que imaginavam na teoria. "Além disso, há o conflito do aluno ligado à tecnologia com a escola pouco antenada com a questão tecnológica."

A diferença entre aquilo que imaginava ser a profissão que um dia pensou em seguir e o conteúdo aplicado dentro de sala de aula levou o estudante Douglas dos Santos Oliveira, 20 anos, a desistir de publicidade e propaganda. "Fiz um semestre em uma universidade, depois pedi transferência para outra, mas percebi que o curso não era aquilo que eu queria, não era como eu pensava."

Outra questão apontada por Capelato é o crescimento do acesso dos alunos das classes C e D ao Ensino Superior. "Mesmo com o valor da mensalidade mais baixo, é difícil esse estudante conseguir se manter. Geralmente é o aluno mais velho, que trabalha ou tem família, por isso o que deveria ser só um momento universitário se divide. Tudo isso contribui para a evasão."

O professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) Ocimar Munhoz Alavarse entende que além das questões que envolvem a pressão financeira e a frustração dos alunos com os cursos, também a ausência de instrumentos capazes de conservar os discentes nas instituições coopera com o aumento da evasão.

"Quais são as condições oferecidas para que os estudantes entrem e permaneçam na faculdade? Essa é uma pergunta que se pode fazer para qualquer instituição. Muitas não têm programas ou oferecem informações para fazer com que os estudantes, principalmente os mais jovens, sintam-se seguros da escolha que fizeram", afirmou.

Por André Vieira e Vanessa Fajardo - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.