NOTÍCIA ANTERIOR
Bienal do Livro termina neste domingo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Banda tributo ao U2 se apresenta neste domingo no Aramaçan
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2008 | Cultura
''Um Crime Americano'' mostra rotina de horror e crueldade
O caso aconteceu no Estado de Indiana, nos anos 1960, e é trazido tal e qual se deu neste Um Crime Americano, de Tommy O'Haver. Por causa de um trabalho itinerante em parques de diversões, um casal deixa as duas filhas aos cuidados de uma mulher, Gertrude Baniszewski (Catherine Keener). A princípio, as meninas, Sylvia Likens (Ellen Page, de Juno) e Jennie (Hayley McFarland), dão-se bem na casa de Gertrude, a quem chamam de Gertie. Casa cheia, pois ela é mãe de seis filhos, de várias idades, verdadeira escadinha.

Mas aos poucos a vida das duas transforma-se em horror. Gertie é obviamente uma desequilibrada, com problemas mentais, familiares e sexuais. O resto da família não parece também lá muito normal. Mas o que existe de mais interessante no filme (se ele não abusasse tanto das cenas de sadismo) seria o estudo que faz sobre a cumplicidade e a indiferença.

Gertie é uma doente. Como tal é retratada (e muito bem interpretada por Catherine Keener). O'Haver evita tratá-la como demônio. Parece mais um caso psiquiátrico. Mas o que existe de mais estimulante, na maneira como se aborda o caso, é a cortina de silêncio que cai sobre um crime cometido à vista de todos. Dessa forma, talvez pareça eficaz a maneira como O'Haver narra o caso - através da própria protagonista, em sua tristeza e solidão. Com uma nota de lucidez desesperançada.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.