NOTÍCIA ANTERIOR
Jovem é atropelado no Centro de São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Primeiro bebê do ano nasce no Hospital da Mulher
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/01/2012 | Setecidades
Um ano de tragédias e crises na Região
Um ano de tragédias e crises na Região Engavetamento na Imigrantes envolveu número recorde de veículos. Foto: Luciano Vicioni
Engavetamento na Imigrantes envolveu número recorde de veículos. Foto: Luciano Vicioni
Enchentes, deslizamentos, greve no transporte e morte em escola ganham destaque nacional

Tragédias colocaram o ABCD no noticiário nacional em 2011. Logo em janeiro a Região foi castigada por temporais que causaram alagamentos e deslizamentos de terra em diversos municípios. Mauá foi a cidade que mais sofreu com as chuvas de verão, registrando seis mortes e dezenas de famílias desabrigadas.

A greve no transporte público no ABCD em junho foi outro episódio que ganhou destaque. Devido a impasse no reajuste salarial, motoristas e cobradores de ônibus pararam por quase três dias. Além das linhas municipais e intermunicipais de ônibus, os trólebus e trens que percorrem a linha Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também não circularam, afetando milhares de usuários.

Em setembro, a neblina intensa provocou um dos maiores acidentes da história do Sistema Anchieta-Imigrantes. Um engavetamento que se estendeu por dois quilômetros e envolveu cerca de 270 veículos deixou uma vítima fatal e 12 feridos na pista norte do km 41 da Imigrantes. Foram necessárias quase 23 horas para a liberação da pista.

Morte na escola - Poucos dias depois do acidente, a tragédia que atingiu a Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano, causou comoção. No dia 22 de setembro, o estudante David Mota Nogueira, 10 anos, disparou contra a professora Rosileide Queiroz de Oliveira, 38, na sala de aula. Depois, o garoto se matou com um tiro na cabeça. A educadora não sofreu ferimentos graves. Durante a investigação, foi comprovado que a arma utilizada pelo garoto era do pai, que atuava como GCM da cidade. A polícia concluiu o caso sem apontar culpados ou solucionar as motivações de David.

No segundo semestre, o impasse envolvendo a estrada do Montanhão, na divisa de Santo André com São Bernardo, marcou a área de transporte. A via chegou a ser bloqueada, prejudicando 220 famílias que moram no Bairro Baraldi e que usam a via para chegar ao Centro de São Bernardo.

Integração gratuita - Outro entrave gira em torno da intenção do governo estadual e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de pôr fim à integração gratuita de ônibus municipais com o trólebus, que está em vigor nos terminais de Diadema e de São Mateus, na zona Leste da Capital. O assunto continua em discussão.

Na área de Segurança, as guardas municipais da Região passaram a atuar de forma integrada com apoio de rádio-frequência HT. Cada cidade conta com 65 rádios e seis computadores, adquiridos com R$ 750 mil liberados pelo governo federal.

Em meio ambiente, o ABCD continua aguardando a compensação ambiental no Trecho Sul do Rodoanel, já que apenas 7% das 633.038 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, previstas no acordo firmado entre a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e São Bernardo foram plantadas até o momento.

Na área de Educação, a UFABC (Universidade Federal do ABC) completou cinco anos de funcionamento obtendo nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação) e formando seu primeiro doutor.

Em saúde, a Região ganhou quatro novas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento): uma em Diadema, uma em Mauá e duas em São Bernardo. A meta é que o ABCD tenha 22 unidades em funcionamento até 2012.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.