NOTÍCIA ANTERIOR
Comerciária encontra larvas no chocolate em São Bernardo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Onda de assaltos assusta alunos de Etec em Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/03/2016 | Setecidades
Últimos momentos de Jesus Cristo serão encenados na região
Últimos momentos de Jesus Cristo serão encenados na região Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Foto: Claudinei Plaza/DGABC
As tradicionais encenações dos últimos momentos de Jesus antes da crucificação marcam a Sexta-Feira da Paixão no Grande ABC. Em Santo André, a peça teatral mais famosa da região será realizada no Santuário Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, às 19h30. Em São Caetano, público pode acompanhar o trabalho do MCTA (Movimento Cultural Teatral e de Artes) na Praça da Riqueza, no bairro Prosperidade, a partir das 20h.

A cada ano, a história em Santo André é contada de uma perspectiva diferente. Na 16ª edição, o ponto de vista do judeu Simão Cirineu, que ajudou a carregar a cruz, será o fio condutor da trama. “Escolhemos o personagem porque pouco se fala sobre ele, que é uma pessoa do povo e tem grande importância nessa trajetória”, explicou o coordenador geral da encenação, Irivaldo Tadeu Cristofali, mais conhecido como Vado.

Eis o Cordeiro de Deus vai mostrar a história de Cirineu, que viajou da África até Jerusalém para participar do sacrifício do cordeiro pascal e acabou sendo obrigado a carregar a cruz de Jesus. “No fim, o cordeiro não é o animal, mas sim o próprio Jesus”, explica Vado.

Nesta edição, 110 pessoas vão encenar a história em dois palcos – o menor deles ficará montado em meio à plateia. “O açoite vai ser nesse palco. É a cena em que as pessoas mais se emocionam e poderão acompanhar bem de perto”, ressalta Valdo. São esperados cerca de 5.000 espectadores.

Já em São Caetano, o espetáculo Via Crucis – A Paixão do Povo, do MCTA, terá traços da realidade contemporânea. Judas, o traidor, por exemplo, será retratado como um empreiteiro corrupto. “Já existe o espetáculo tradicional que as pessoas assistem, essa é uma nova forma de contar a história e fazer uma crítica social”, afirma o jornalista e diretor Carlinhos Lira, fundador do grupo.

As vestimentas também serão adaptadas. O personagem vai usar blazer, maleta e óculos de sol. A aparência física de Jesus será diferente. Em vez do cabelo longo, o personagem será careca. A roupa de Cristo é a única que não terá alterações.

Em anos anteriores, Judas já foi retratado em motocicleta e jogando cassino. Apesar das inovações anuais, Lira está inseguro. “Não sei como será o resultado. O público sempre tem diversas reações, mas estou com medo”, admite.

Para a montagem, foram necessários 26 participantes, entre produção e encenação. O valor investido é de R$ 20 mil, com o patrocínio da Prefeitura. O público esperado é de 800 a 1.000 pessoas. Os dois eventos são gratuitos.

Por Natália Scarabotto - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.