NOTÍCIA ANTERIOR
Consórcio quer contribuir para eleição organizada
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dilma Rousseff diz que dados sobre gastos de FHC não são sigilosos
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/05/2008 | Política
Último dia para eleitor regularizar título e garantir voto em outubro
O eleitor que deixou para a última hora a regularização do título encontrará muitas filas nos cartórios do Grande ABC. Nesta quarta-feira termina o prazo para tirar, reativar e normatizar o documento nas zonas eleitorais de todo o País.

Na região, uma das cidades que apresenta situação mais crítica é São Caetano, pois no ano passado o município passou por uma recontagem dos títulos e mais de 30 mil eleitores tiveram o documento cancelado. A corrida é para colocar a situação em dia e garantir o voto em outubro.

Terça-feira, a espera por atendimento chegou a três horas. Na ocasião, cerca de 400 pessoas passaram pelos dois cartórios da cidade - localizados no mesmo local, o Atende Fácil, na Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro. Nesta quarta-feira, a expectativa é de que a demora seja ainda maior.

"É mania de brasileiro deixar para a última hora", avaliou o chefe do cartório eleitoral 166, Walmir Quadros Bulhões. O responsável pela 269ª zona eleitoral, Celso Roberto Gesse, ressalta que no fim de semana a seção trabalhou em esquema de plantão, mas não foi bem aproveitado. "No domingo, das 16h às 18h, por exemplo (horário da final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Ponte Preta), fizemos somente quatro atendimentos. Nesta quinta-feira será uma loucura", prevê.

O analista de suporte Alex Ehrenberger, 32 anos, era o último da fila na tarde de terça-feira. "Trabalho na Capital, só venho para São Caetano para dormir. Não sabia do recadastramento no ano passado e tive conhecimento do prazo para regularização há pouco tempo", argumentou.

Já a autônoma Aurea Silva, 54 anos, deixou sua mãe de 85 anos em casa para reativar o título cancelado no ano passado. Insatisfeita em ter de enfrentar a demorada fila, sugeriu que a normatização do documento fosse realizada no dia da eleição. "Tenho de cuidar de uma pessoa idosa. Essa burocratização deveria ser feita no momento do voto", reclamou.

Os cartórios trabalharão das 11h às 18h. Serão distribuídas senhas para as pessoas que estiverem na fila até o horário.

Apesar desta quarta-feira ser o último dia para colocar o título em dia, o número de eleitores de São Caetano será fechado somente nas próximas semanas. Porém, não alcançará os 116.999 registrados no ano passado. No fim de abril, estimativa extra-oficial apontava cerca de 100 mil eleitores.

Por Beto Silva - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.