NOTÍCIA ANTERIOR
Aluno andreense é destaque em concurso
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programação de férias na Sabina começa nesta terça
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/01/2015 | Educação
UFABC terá aulas em inglês
UFABC terá aulas em inglês www.5anos.ufabc.edu.br
www.5anos.ufabc.edu.br
Medida visa atrair estrangeiros e promover ambiente intercultural para a comunidade acadêmica

Aulas ministradas em inglês devem integrar a grade da UFABC (Universidade Federal do ABC) já a partir deste ano. A medida foi aprovada no final do ano passado pelas comissões de graduação e de pós-graduação da instituição de ensino superior, o que viabiliza a abertura de disciplinas oferecidas na língua inglesa.

Carlos Kamienski, professor da UFABC e chefe da Assessoria de Relações Internacionais, ressaltou que, além de tornar a universidade atrativa para estudantes estrangeiros, a medida tem a intenção de proporcionar um ambiente internacionalizado e intercultural para a comunidade acadêmica. Atualmente 10% dos alunos da UFABC têm a chance de ir ao Exterior com auxílio de programas como o Ciências Sem Fronteiras, do Ministério da Educação.

Atrair alunos - “Mesmo a nossa universidade tendo uma boa participação nesses programas, ainda assim é pouco. A ideia é conseguir atrair alunos de outros países para a universidade, já que, sempre que buscamos novos parceiros para a realização de intercâmbios, a ausência do inglês é um empecilho”, relatou o docente.

Kamienski cita a Coreia do Sul como exemplo na área. De acordo com o professor, a política educacional do País faz com que 30% das aulas em universidades sejam ministrados em inglês. “Mesmo sendo um local com idioma diferente para Ocidente, eles não têm dificuldade de atrair estudantes estrangeiros porque há uma série de disciplinas em inglês e isso facilita a integração”, disse o professor da federal.

Definição - Com a aprovação da medida nas comissões de graduação e pós, o processo para a definição das disciplinas que serão oferecidas em inglês terá início em fevereiro. Uma enquete foi realizada com professores para saber o interesse em participar da ação. O resultado ainda não foi finalizado, mas Kamienski salienta que já foram recebidas respostas favoráveis à medida por parte dos docentes.

Com o início do processo de internacionalização da federal do ABC, a expectativa é aumentar a oferta dos cursos de línguas já oferecidos pela universidade gratuitamente. Além dos alunos, servidores e funcionários terceirizados também têm a chance de aprender um novo idioma. “Queremos preparar os funcionários para atender não somente os alunos em intercâmbio, mas professores e pesquisadores”, ressaltou o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, que comemora a iniciativa.

Passo à frente - “A UFABC está dando um passo à frente ao permitir esse processo. Pode parecer óbvio, mas em geral existem muitas barreiras em várias universidades quando se trata desse assunto. Por isso, foi um passo muito importante discutir e aprovar nas comissões”, afirmou Carlos Kamienski.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.