NOTÍCIA ANTERIOR
UEPG divulga datas de inscrição e de provas do Vestibular de Inverno 2016
PRÓXIMA NOTÍCIA
Projeto que proíbe debate de gênero na escola gera polêmica em Teresina
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/03/2016 | Educação
UFABC, Metodista e Faculdade de Direito organizam atos e manifesto em defesa da democracia
Em defesa da democracia, estudantes, professores e juristas de universidades do ABCD se mobilizam contra o golpe que pretende derrubar a presidente Dilma Rousseff (PT), eleita em 2014 com 54 milhões de votos, com críticas ao julgamento seletivo da Lava Jato. Até o momento, três instituição da Região já inciariam as mobilizações: UFABC (Universidade Federal do ABC), Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), além da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Estudantes da Metodista realizam nesta quarta-feira (30/03) protesto contra o golpe e já contam com o apoio de mais de 62 professores, que já assinaram manifesto em defesa das instituições democráticas.

A manifestação é organizada pelo Centro Acadêmico de Jornalismo Inês Etienne Romeu; a ideia é protestas nas ruas ao redor na Universidade.

“É preciso mostrar a necessidade de ir às ruas e lutar contra o golpe. Não é um ato a favor de um ou de outro político. É um ato para defender a democracia. Na época da ditadura, os estudantes tiveram um papel fundamental e agora teremos a mesma responsabilidade. São Bernardo foi o berço para manter a democracia e agora não pode ser diferente”, avaliou o estudante e integrante do Centro Acadêmico da Metodista, Felipi Ferreira.

Para a professora de Sociologia da Universidade Metodista, Luci Praun, este é um momento onde é preciso “se posicionar” diante dos ataques à democracia e qualificar os debates.

“Está em processo um golpe. Um golpe institucional de quem quer chegar ao poder sem ganhar a eleição. O que tem acontecido beira a promiscuidade, em uma relação casada entre parte do judiciário e do ministério público que fazem a divulgação e o julgamento seletivo”, concluiu a professora.

Professores e alunos unidos

Em parceria com professores e alunos da UFABC (Universidade Federal do ABC), foi criado o comitê “UFABC contra o golpe e pela democracia”. O ato para oficializar o grupo será realizado no próximo dia 30 e terá como lema “Golpe Nunca Mais”. Estudantes e professores da universidade federal já se mobilizaram e participaram da última manifestação contra o golpe realizada na avenida Paulista, na Capital, no último dia 18.

A Adufabc (Associação de Docentes da Universidade Federal do ABC) também lançou manifesto em defesa da democracia, assinado por mais de 100 professores. O documento alerta para a seletividade no combate à corrupção, que insufla a população a apoiar o impeachment; denuncia abusos cometidos pelas forças policiais contra o movimento sindical e repudia atos agressivos ocorridos na porta da instituição.

Já a Faculdade de Direito de São Bernardo organiza um ato com juristas contra o golpe e debaterão o processo de impeachment encabeçado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), que pretende derrubar a presidente mesmo sem nenhum crime cometido por Dilma.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.