NOTÍCIA ANTERIOR
Yahoo faz oferta de US$ 800 milhões para comprar serviço de vídeos Hulu
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresa lança mouse com área sensível para ''controle por toque''
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2013 | Tecnologia
UE questiona operadoras móveis europeias sobre acordos com Apple
Comissão apura se acordos atrapalham rivais do iPhone na Europa.

Medida pode levar a um investigação formal sobre a Apple.


Reguladores antitruste da União Europeia (UE) estão buscando informações sobre se os acordos de distribuição do iPhone, smartphone da Apple, com operadoras móveis podem visar atrapalhar o caminho de fabricantes rivais de aparelhos, em uma medida que pode levar a um investigação formal sobre a Apple.

Em um questionário de nove páginas enviado a operadoras de telefonia móvel na última sexta-feira (24) e obtido pela Reuters, a Comissão Europeia disse que tal comportamento pode ferir as regras antitruste da UE.

O questionário seguiu queixas informais de operadoras contra a Apple, no fim do ano passado, relacionadas a marketing e a subsídios a aparelhos para que elas comercializassem seus dispositivos iPhone e iPad, disseram fontes à Reuters.

Tal pesquisa é um procedimento padrão em casos antitruste e ajuda a Comissão a determinar se abre um caso contra companhias ou rejeita as reclamações.

"A Comissão tem informação indicando que a Apple e operadoras móveis concluíram acordos de distribuição que potencialmente levariam ao afastamento de outras fabricantes de smartphones do mercado", disse o questionário.

As operadoras foram questionadas se a Apple as obrigou a comprar um volume mínimo de iPhones, a fornecer um tratamento preferencial de marketing para iPhones, a estabelecer certos subsídios e a garantir que a Apple receba os mesmos ou melhores termos contratuais concedidos a rivais.

Reguladores também queriam saber se a Apple restringiu as companhias de usar o iPhone 5 em suas redes 4G. O prazo para as respostas é 17 de junho.

Operadoras europeias e norte-americanas usualmente pagam grandes subsídios para fabricantes de smartphones como a Apple. Clientes conseguem descontos em tais dispositivos em troca da assinatura de contratos de serviços de dois anos, uma grande fonte de receita para as operadoras.

Os smartphones contabilizaram 49,3% dos telefones móveis vendidos globalmente no primeiro trimestre, de acordo com a consultoria Gartner.

Por G1- Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.