NOTÍCIA ANTERIOR
Responsável por massacre de estudantes no México era americano
PRÓXIMA NOTÍCIA
China fecha fábrica de leite contaminado que matou seis crianças
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/02/2010 | Internacional
Ucranianos escolhem novo presidente neste domingo; votações estão abertas
Mais de 33 mil colégios eleitorais da Ucrânia estão abertos até as 20h deste domingo para a escolha no segundo turno do presidente desta nação europeia de 47 milhões de habitantes. A disputa acontece entre a primeira-ministra Yulia Timoshenko e o líder opositor Viktor Yanukovich e os dois candidatos foram cedo às urnas.

Timoshenko afirmou que votou "por uma nova Ucrânia", enquanto seu adversário Yanukovich disse tê-lo feito "pela estabilidade" do país.

"Votei por uma nova Ucrânia, uma Ucrânia maravilhosa e europeia, onde o povo viverá feliz", disse Timoshenko após votar em sua cidade natal, Dnepropetrovsk. Acompanhada do marido, Olexandr, e da filha, Eugenia, a candidata à Presidência prometeu "servir à Ucrânia com toda a alma".

Yanukovich, que emitiu seu voto em Kiev, disse que luta "pela estabilidade" e "por uma Ucrânia forte". "Estou convencido de que o povo ucraniano merece uma vida melhor, por isso votei em mudanças boas, pela estabilidade e por uma Ucrânia forte", declarou ao deixar o posto eleitoral.

Ao contrário da adversária, Yanukovich votou sem a companhia família e cercado de deputados de seu partido. O líder opositor, afastado do poder pela Revolução Laranja de 2004, venceu o primeiro turno com 35,32% de apoio, contra 24,36% de Timoshenko.

Antigo primeiro-ministro apoiado há meia década pela Rússia, Yanukovich se apresenta ao pleito com desejo de revanche por aquela derrota, quando os protestos populares contra a fraude lhe arrebataram a vitória eleitoral.

Timoshenko se apresenta como defensora dos ideais daquela revolução, que prometia democracia e integração na Europa.

O atual presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, que já havia anunciado a intenção de não votar em nenhum dos dois candidatos, disse também hoje que o país "terá vergonha dessa eleição".

A votação começou às 8h horas (horário local, 4h de Brasília). Imediatamente depois do fechamento dos colégios serão divulgados os resultados de sete pesquisas de boca-de-urna.

Por Folha Online - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.