NOTÍCIA ANTERIOR
Anvisa manda apreender lote de remédio falso contra disfunção erétil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Profecia do fim do mundo realimenta crenças e aumenta turismo
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2012 | Saúde e Ciência
UBS do Jardim Represa é inaugurada
UBS do Jardim Represa é inaugurada Marinho acompanhou inauguração da unidade. Foto: Divulgação
Marinho acompanhou inauguração da unidade. Foto: Divulgação
Unidade de saúde é a décima quinta reformada ou ampliada entregue pela prefeitura

A nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Represa foi entregue nesta terça-feira (18/12) pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. Com a ampliação, a unidade conta agora com 641 m² e ganhou novos espaços e uma sala que poderá ser usada pela comunidade para reuniões. Entre reformas e ampliações essa é a 15ª unidade entregue.

Um dos principais problemas do prédio antigo era a infiltração de água das chuvas pelo telhado, o que causava alagamentos nas dependências, como almoxarifado, farmácia e sala de inalação. "Antes essa unidade era pequena e estava cheia de mofo e goteiras. Hoje conseguimos fazer um espaço digno do que a população merece. Essa reestruturação e revitalização fazem parte do processo de transformação pelo qual nossa cidade vem passando", destacou o prefeito.

Com três equipes de Saúde da Família, a UBS manteve seis consultórios para atendimento médico, outros dois para procedimentos de enfermagem e ganhou uma sala de saúde mental, porque a unidade passou a contar com o serviço de um psicólogo.

A unidade tem 18.500 usuários cadastrados e atende aos bairros Represa, Parque Los Angeles, Parque Nova Canaã e Parque Imigrantes. Mensalmente são realizados 7.500 procedimentos, entre consultas médicas e atendimentos de enfermagem.

A sala de atendimento dentário foi ampliada. Passou de duas cadeiras odontológicas para seis. O serviço de saúde bucal também foi reforçado. Eram dois dentistas e dois auxiliares e agora são três dentistas, três auxiliares e três técnicos.

A UBS dispõe ainda de dois médicos generalistas, um pediatra, dois ginecologistas, cinco enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, 34 agentes comunitários de saúde, além dos trabalhadores de apoio, como recepcionistas, oficiais administrativos, auxiliar de farmácia e auxiliares de limpeza.

"Nossa região ficou muito tempo esquecida. Hoje temos o poder público presente na comunidade. Receber essa unidade de saúde totalmente revitalizada e ampliada é a prova de quanto esse governo trabalha em benefício da população", ressaltou Arlindo Araújo Dutra, conselheiro gestor da UBS e morador do bairro.

Entre as melhorias estão a recuperação do telhado, construção de cobertura para o estacionamento de ambulância, readequação da iluminação externa e pintura geral. A fachada da UBS recebeu nova padronização visual com a instalação de pórtico e as paredes internas foram decoradas com fotos de moradores da comunidade. Também foram criados novos ambientes, como a sala para reuniões da comunidade, sala multiprofissional, brinquedoteca, fraldário e escovódromo.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
19/4/2018 | Vacinação contra gripe começa na segunda-feira em todo o País
17/4/2018 | Como as brigas dos pais podem afetar as crianças
13/4/2018 | SP, BA e RJ têm vacinação contra febre amarela ''bem abaixo da meta'', diz ministério
As mais lidas de Saúde e Ciência
19/4/2018 | Vacinação contra gripe começa na segunda-feira em todo o País
13/4/2018 | SP, BA e RJ têm vacinação contra febre amarela ''bem abaixo da meta'', diz ministério
17/4/2018 | Como as brigas dos pais podem afetar as crianças
As mais lidas no Geral
18/4/2018 | Vanessa Damo diz que estará no palanque de Atila no pleito de 2020
13/4/2018 | Criação de cargos passa em Mauá
17/4/2018 | Ocupação em Mauá aguarda solução na Justiça desde 2015
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5520 dias no ar.