DATA DA PUBLICAÇÃO 19/02/2016 | Informática
Uber diz perder US$ 1 bilhão por ano na China para concorrente local
CEO de serviço de transporte privado teria citado valor em palestra; aplicativo tem boa presença no mercado, mas perde para rival Didi Kuaidi, bancado por investidores chineses.
O serviço de transporte privado Uber diz estar perdendo cerca de US$ 1 bilhão por ano na China por causa do crescimento do concorrente local Didi Kuaidi.
Isso de acordo com o CEO da multinacional americana, Travis Kalanick, que fez a revelação durante uma palestra fechada em Vancouver, no Canadá, e cujo conteúdo foi vazada para o site Betakit.
Mas a informação foi confirmada pelo escritório do Uber na China, segundo a agência de notícia Reuters. O Uber iniciou suas operações na China em 2014, e atualmente está presente em mais de 40 cidades no país - no ano passado, a empresa anunciou que chegará a 100 outras cidades até o final deste ano.
Kalanick disse que a China era o maior mercado internacional da empresa, mas que sua fatia nele é menor que a do Didi Kuaidi. "Damos lucro nos Estados Unidos, mas estamos perdendo US$ 1 bilhão por ano na China", teria dito Kalanick na palestra, segundo o Betakit.
Segundo o executivo do Uber, o Didi Kuaidi, que é bancado pelas empresas de tecnologia chinesas Tencent e Alibaba, dá prejuízo, apesar das estimativas de que domina 60% do mercado. O Uber chegou a dizer que teria crescido de apenas 1% para cerca de 35% desde sua entrada no mercado chinês.
As duas empresas fazem uma guerra de preços na China e, segundo analistas, o Didi Kuaidi cobra mais barato e perde dinheiro. O Uber alega que o rival já gastou US$ 4 bilhões em subsídios para atrair novos motoristas.
A empresa chinesa nega que esteja usando a tática e alega já estar dando lucro em pelo menos metade das 400 cidades em que opera.
Apesar da concorrência, a China já responde por quase um terço das viagens do Uber, segundo dados da própria companhia. E é uma cidade chinesa - Chengdu - que é a "campeã mundial" do Uber em termos de viagens médias completadas por dia.
O serviço de transporte privado Uber diz estar perdendo cerca de US$ 1 bilhão por ano na China por causa do crescimento do concorrente local Didi Kuaidi.
Isso de acordo com o CEO da multinacional americana, Travis Kalanick, que fez a revelação durante uma palestra fechada em Vancouver, no Canadá, e cujo conteúdo foi vazada para o site Betakit.
Mas a informação foi confirmada pelo escritório do Uber na China, segundo a agência de notícia Reuters. O Uber iniciou suas operações na China em 2014, e atualmente está presente em mais de 40 cidades no país - no ano passado, a empresa anunciou que chegará a 100 outras cidades até o final deste ano.
Kalanick disse que a China era o maior mercado internacional da empresa, mas que sua fatia nele é menor que a do Didi Kuaidi. "Damos lucro nos Estados Unidos, mas estamos perdendo US$ 1 bilhão por ano na China", teria dito Kalanick na palestra, segundo o Betakit.
Segundo o executivo do Uber, o Didi Kuaidi, que é bancado pelas empresas de tecnologia chinesas Tencent e Alibaba, dá prejuízo, apesar das estimativas de que domina 60% do mercado. O Uber chegou a dizer que teria crescido de apenas 1% para cerca de 35% desde sua entrada no mercado chinês.
As duas empresas fazem uma guerra de preços na China e, segundo analistas, o Didi Kuaidi cobra mais barato e perde dinheiro. O Uber alega que o rival já gastou US$ 4 bilhões em subsídios para atrair novos motoristas.
A empresa chinesa nega que esteja usando a tática e alega já estar dando lucro em pelo menos metade das 400 cidades em que opera.
Apesar da concorrência, a China já responde por quase um terço das viagens do Uber, segundo dados da própria companhia. E é uma cidade chinesa - Chengdu - que é a "campeã mundial" do Uber em termos de viagens médias completadas por dia.
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