NOTÍCIA ANTERIOR
Mulher é acusada de faturar US$ 8,5 mi com prostituição online
PRÓXIMA NOTÍCIA
Internautas têm nova dificuldade para acessar o Google
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2009 | Informática
Twitter cresce 456% no Brasil, mas ainda é micro perto do orkut
O formato do microblog somado à ferramenta de rede social conquistou internautas em todas as partes do planeta. No Brasil, país com recorde de tempo de navegação, o site teve um crescimento de 456% entre acessos únicos em abril de 2009, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Já há até aqueles que temem pelo sucesso e consequente popularização do serviço. "O SBT agora tá falando de Twitter. Favelização em massa", escreveu, há poucos dias, um usuário em seu perfil. Outro abriu uma enquete para medir a popularização do site. A pergunta feita: o Twitter vai virar um Orkut?

Segundo dados do Ibope, embora tenha existido um crescimento considerável da adesão ao Twitter, o microblog faz as vezes de um Davi perto do Golias, o Orkut.

Dos 25,5 milhões de internautas residenciais no Brasil, 17,85 milhões acessam o site de relacionamentos do Google. "O Orkut chega a 70% dos usuários, mensalmente", diz o analista do Ibope, José Calazans. "O Twitter possui 3,9% do mesmo público."

Ainda assim, nos primeiros três meses do ano, houve um crescimento de 258% da navegação brasileira no Twitter: de 255 mil acessos únicos em janeiro para 999 mil em abril. Mas, atenção: o número não se refere aos internautas cadastrados no serviço de microblogs, mas sim todos aqueles que acessaram qualquer um dos domínios twitter.com.

Quando se medem os números de login, 254 mil brasileiros se conectaram em março, por intermédio de senhas, no site. O mês de abril teve 326 mil internautas na mesma condição --um crescimento de 28,35%.

"O Twitter não chega a ser uma febre no Brasil, o alcance ainda é pequeno, embora o crescimento registrado tenha sido bom", analisa Calazans.

Fidelidade

O Ibope aponta também que o índice de fidelidade, ou seja, o quanto as pessoas voltam ao serviço durante os três primeiros meses do ano, é de 43% no país. Isso representa uma média de uma visita a cada oito dias.

A relação com o Orkut, no entanto, é muito mais intensa: 76% de assiduidade, por parte dos internautas brasileiros, ou um acesso a cada dois dias, em média.

"Fazer esta comparação é como comparar o time do meu bairro ao Flamengo", diz Calazans.

Nos EUA, o índice de fidelidade do Twitter também sucumbe aos sites de relacionamento. De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa em consultoria Nielsen Online, o serviço de microblogs reteve abaixo dos 30% da audiência on-line em 2008, enquanto redes de relacionamento como o Facebook e o MySpace angariam mais de 60%. Neste ano, a projeção sobre o Twitter é de 40% de retenção de audiência.

Por Marina Lang - Colaboração para a Folha Online / Foto: Reprodução
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.