NOTÍCIA ANTERIOR
China bloqueia sites em aniversário de massacre na Praça da Paz Celestial
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google Maps mostra ruas decoradas e interior dos 12 estádios da Copa
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2014 | Tecnologia
TVs com tela grande e alta definição são apostas para Copa
Consultados pelo G1, fabricantes apontam os modelos que se destacam.

Estimativa é que mundial de futebol eleve vendas em até 20% neste ano.


Não tem para Neymar, nem para Messi. As estrelas da Copa de 2014 devem ser, pelo menos na sala de estar dos brasileiros, TVs de tela grande e com alta definição. O G1 consultou as fabricantes para que apontassem quais aparelhos devem brilhar nesse mundial (veja abaixo). “Na Copa do Mundo, de forma geral, o que o consumidor mais procura é qualidade de imagem e telas grandes”, diz Wiliam Peter Lima, gerente sênior de TVs da Samsung Brasil.

O mundial de futebol tem o potencial de mudar o comportamento do consumidor. "As pessoas antecipam a compra que fariam no Natal para a primeira parte do ano", diz Rogério Molina, gerente geral de TV da LG. Se as vendas se espalham quase que igualmente ao longo dos meses, em ano de Copa, a corrida para repaginar a sala faz o primeiro trimestre concentrar 60% do movimento nas lojas. Além de promover a inversão da sazonalidade no mercado de TVs, a Copa deve impulsionar a própria venda dos aparelhos. "como é um ano de copa, estamos prevendo de 15% a 20%", diz Lima, da Samsung.

Gramado mais verde, camisa mais amarela
No mundial de 2006, a novidade eram as TVs de plasma. Em 2010, a moda eram as telas de LED e os aparelhos 3D. Para a Copa do Mundo 2014, as fabricantes apontam que com a maior consolidação das tecnologias de painel, o foco é a imagem. Por isso, todos as empresas apostam nas TVs de alta definição (Full HD ou 1080p).

Tecnologias para aumentar a nitidez da imagem e refinar o som são os recursos para conquistar o consumidor. Foram criadas para tornar mais vívida a experiência de assistir a futebol. Comandos no controle remoto realçam nas TVs da Samsung e LG as cores, como o verde do gramado ou o amarelo da camisa do Brasil. Esse botão faz com que o som da torcida seja elevado. O modelo W955 da Sony permite cortar a narração dos jogos e deixar apenas a torcida vibrando. "É para o consumidor assistir dentro de casa como se estivesse em uma arena", diz Molina. Como nos estádios modernos, a TV da Philips pode ter suas bordas tingidas com as cores dos times que estiverem jogando. A operação pode ser feita com o celular, por meio de um aplicativo.

Copa high-tech
Se um lance gerar dúvida, nas TVs da Samsung é possível congelar a imagem e ver com os próprios olhos sem esperar o replay. Assim como nos aparelhos da LG, é possível gravar as partidas. Muitos desses aparelhos permitem o acesso às redes sociais ao mesmo tempo em que uma partida de futebol se desenrola. A TV da Sony pode exibir videoconferência pelo Skype. Já com a da Panasonic, os torcedores podem conversar com os amigos sem descolar os olhos da tela, via chat do aparelho ou pelo bate-papo do Facebook.

A tecnologia de imagem de ultra alta definição (Ultra HD), mais conhecida como 4K, não deve entrar totalmente em campo. A Sony vai captar imagens com essa resolução, quatro vezes maior que a Full HD, apenas da final da Copa e transmiti-las apenas depois do evento. Apesar disso, a empresa já aposta em um modelo 4K, a X905. O preço, no entanto, ainda está longe de ser acessível a toda torcida brasileira.

Por Helton Simões Gomes - G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.