NOTÍCIA ANTERIOR
Governo formará 10 mil jovens em programação de computador em 2009
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hubble identifica planetas fora do Sistema Solar
DATA DA PUBLICAÇÃO 13/11/2008 | Tecnologia
TV digital deve crescer mais de 100% no próximo ano
A TV digital deverá ter um crescimento de mais de 100% no próximo ano. Esta, pelo menos, é a expectativa do vice-presidente do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), Moris Arditti.

Arditti mantém as previsões otimistas mesmo se a crise econômica atingir mais diretamente o Brasil. De acordo com ele, dois fatores vão auxiliar o crescimento deste segmento: a queda nos preços dos aparelhos para a transmissão digital e a tendência de alta do mercado de eletrônica de consumo.

"O aumento do consumo deste tipo de tecnologia é exponencial, e não linear", diz. "Os custos dos equipamentos ainda são elevados, mas com o passar do tempo o preço vai cair. É um fundamento da eletrônica de consumo", conclui Arditti, ao justificar a expectativa por um crescimento robusto.

Otimista, ele garante não estar decepcionado com o dado divulgado pelo Fórum SBTVD no início do mês, de que apenas 0,3% da população — ou 645 mil telespectadores — terão acesso ao sistema digital até o final do ano.

"Ninguém errou nos números, não houve uma projeção inicial. Somente as empresas de eletrônicos de consumo que não tinham experiência fabricaram mais do que deviam", justifica.

Lentidão - Segundo o vice-presidente do Fórum SBTVD, o processo de transferência do sistema analógico para o digital tende a ser lento, já que toda uma tecnologia está sendo substituída por outra.

"Esta alteração não é a mesma de quando houve a mudança para a televisão em cores. O processo é bastante complexo. Comparado com outros países, a implantação no Brasil foi brilhante."

Sistema - Moris Arditti também defendeu o sistema japonês que foi adotado pelo governo brasileiro nas transmissões da TV Digital. "O sistema utilizado adotado pelo Brasil é o melhor do mundo em qualidade de imagem."

Para ele, a dedicação das emissoras para se adaptarem à nova tecnologia tem sido grande. "As redes de televisão estão duplicando os investimentos, apesar de os anunciantes não darem um tostão a mais porque ainda há poucos receptores."

A TV Digital foi implantada há quase um ano, em 2 de dezembro de 2007. A última capital nacional a ter o sinal digital disponível foi Porto Alegre. Além da cidade gaúcha, os moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba já podem optar pela tecnologia.

Por Luiz Gerbelli - Especial para o Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
19/1/2018 | Depois de ''MeToo'', aplicativo permite dar consentimento legal a se xo
15/1/2018 | Operadoras de TV podem ser proibidas de cobrar por ponto adicional
12/1/2018 | Celular da ZTE tem dupla tela que roda dois aplicativos ao mesmo tempo
As mais lidas de Tecnologia
15/1/2018 | Operadoras de TV podem ser proibidas de cobrar por ponto adicional
19/1/2018 | Depois de ''MeToo'', aplicativo permite dar consentimento legal a se xo
As mais lidas no Geral
17/1/2018 | Mauá premiará quem pedir CPF na nota
18/1/2018 | Calendário PIS-Pasep 2017-2018: começa pagamento para nascidos em janeiro e fevereiro
17/1/2018 | Grande ABC registra primeira morte suspeita por febre amarela
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2018 - Desde 2003 à 5432 dias no ar.