NOTÍCIA ANTERIOR
Feliz Aniversário, Porto Alegre!
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obras de recuperação da Fortaleza de Morro de São Paulo entram em fase final
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/03/2017 | Turismo
Turismo vai qualificar 10 mil jovens do ensino médio
Turismo vai qualificar 10 mil jovens do ensino médio Hospedagem será um dos itens contemplados. Crédito: Divulgação
Hospedagem será um dos itens contemplados. Crédito: Divulgação
Serão ofertadas vagas em sete cursos nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para jovens de 18 estados

Pela primeira vez no país, o turismo será contemplado com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio para atender as necessidades do mercado de viagens. Com a inclusão do setor no MedioTec, modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ministério do Turismo contará, ainda este ano, com 10 mil vagas para atender estudantes de escolas públicas brasileiras.

Serão abertas inscrições em 172 municípios de 18 estados que manifestaram interesse dentro do prazo estabelecido em portaria ministerial. Todas as regiões brasileiras foram contempladas.

“Com este programa, o jovem sairá do ensino médio com uma profissão e terá condições de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho do turismo. É um grande avanço, pois é um caminho para resolver um dos principais gargalos ao desenvolvimento do setor, que é a carência de pessoal qualificado”, avalia o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O MedioTec vai oferecer sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. O jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

A definição da oferta levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. Um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro.

A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Por http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7643-turismo-vai-qualificar-10-mil-jovens-do-ensino-m%C3%A9dio.html
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6333 dias no ar.