NOTÍCIA ANTERIOR
Iraque vai reconsiderar as atividades das empresas de segurança
PRÓXIMA NOTÍCIA
Osama Bin Laden declara guerra santa contra governo paquistanês
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/09/2007 | Internacional
Tufão Wipha atinge costa oriental da China
O tufão Wipha, candidato a tempestade mais destrutiva da última década, alcançou nas primeiras horas desta quarta-feira a costa leste da China com ventos de até 160 km/h, segundo a imprensa oficial chinesa.

Segundo a agência de notícias Nova China (Xinhua),o tufão atingiu Xangai, capital financeira do sul da China, às 02h30 local (15h30 Brasília de terça). Milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas na costa oriental do país, onde muitas escolas e escritórios permaneceram fechados, enquanto as autoridades advertiam a população para que se preparasse para a catástrofe.

O temor de que o tufão passasse com força por Xangai provocou evacuações em massa e o adiamento de várias partidas da Copa do Mundo 2007 de futebol feminino, sediada na China.

"É a primeira vez em 10 anos que o olho de um furacão chega a Xangai", disse horas antes Ding Ruoyang, um dos funcionários do centro municipal de meteorologia, que previa ventos de mais de 100 km/h e até 200 mm de chuva durante a noite na cidade, que tem 17 milhões de habitantes.

A província vizinha de Zhejiang, altamente povoada, foi a primeira a ser violentamente atingida pelo tufão, que perdeu um pouco de sua força antes de tocar o solo. Dois milhões de moradores de Zhejiang foram evacuados e quase 40 mil barcos tiveram que deixar o porto nesta terça.

Imagens da televisão pública mostraram ondas enormes quebrando contra a costa oriental, enquanto soldados ajudavam a população a fugir para abrigos provisórios sob uma chuva torrencial.

Na terça, o Wipha já tinha alcançado a costa oriental de Taiwan, perto da capital Taipé, com ventos de até 173 km/h, segundo o centro meteorológico da ilha. As autoridades taiuanesas cancelaram vôos domésticos e internacionais, e muitos escritórios, escolas e até a Bolsa de Valores permaneceram fechados.

Japão, China e Coréia são regularmente atingidos por tufões durante os meses de agosto e setembro. Na última quinta-feira, o tufão Nari deixou 10 mortos na Coréia do Sul.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.