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DATA DA PUBLICAÇÃO 22/01/2008 | Veículos
Tudo em tamanho GG
Em meio à crise econômica norte-americana, o Salão de Detroit abrirá as suas portas ao público no próximo sábado, dia 19, mantendo a tradição de mostrar os grandalhões utilitários esportivos e picapes, mas, desta vez, com a nítida preocupação de reduzir a emissão de poluentes.

No domingo, primeiro dia de apresentação à imprensa, estrearam as novas versões de duas picapes grandes que fazem muito sucesso nos Estados Unidos.

A Ford revelou a F-150 2009, que tem como missão continuar sendo a picape mais vendida em solo norte-americano, posição que ocupa há 30 anos.

Uma das estratégias para manter o reinado é a de incluir, entre as três opções de motores V8 e o Triton de 5,4 litros, com três válvulas. O propulsor foi otimizado para oferecer mais potência e torque e é capaz de rodar com E85 (85% de etanol e 15% de gasolina), gasolina pura ou qualquer mistura intermediária.

Segundo a marca, os três modelos apresentam um ganho médio de 0,42 quilômetro por litro na economia de combustível em comparação com as picapes atuais da Série F.

Produzida em Dearborn e Kansas City (EUA), a picape começará a ser vendida nos EUA no segundo semestre e trará um novo chassi, mais leve e resistente, além de um pacote mais amplo de itens de segurança de série.

Existirão três estilos de cabine, quatro tipos de caçamba e sete níveis de acabamento – um total de 35 configurações.

Sem uma opção especificamente “verde”, a Dodge Ram 2009 chega com o propulsor Hemi V8 de 5,7 litros, que gera mais potência (380 cv) e torque (54,8 mkgf), mas que também promete 4% de economia de combustível.

O visual robusto ganhou nova grade avançada. Para 2010, porém, a picapona, que tem grandes chances de vir para o Brasil, deverá ter um motor Hemi híbrido.

Dois conceitos de marcas do grupo General Motors reforçam a preocupação dos americanos com o meio ambiente.

Um deles é o imponente Hummer HX. Menor que o H3, é um off-road com tração 4x4 permanente com duas portas e conversível. Sob o capô, um motor 3.6 Sidi V6 E85 bicombustível (roda com gasolina e E85), que entrega 304 cv a 6.300 rpm.

A capota removível permite que os ocupantes dos assentos da parte de trás fiquem a céu aberto, enquanto os da frente podem retirar as portas e o painel do teto.

Já o conceito Saab 9-4X BioPower chega com design escandinavo e baixa emissão. Com tração integral, tem motor turbo BioPower de 2 litros e quatro cilindros otimizado para combustível E85, gerando potência de 304 cv e torque de 40,8 mkgf.

Ele combina os benefícios do turbo, injeção direta e tempo variável de válvula pela primeira vez com esse tipo de combustível.

Viagem feita a convite da Anfavea

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC / Enviada a Detroit
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