NOTÍCIA ANTERIOR
Bancários aprovam fim da greve na Região
PRÓXIMA NOTÍCIA
Termina greve dos bancários na maior parte do país
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2012 | Economia
TST julgará dissídio coletivo para trabalhadores dos Correios
TST julgará dissídio coletivo para trabalhadores dos Correios Agências continuaram abertas com funcionamento de serviços, apesar da greve dos carteiros. Foto: Rodrigo Pinto
Agências continuaram abertas com funcionamento de serviços, apesar da greve dos carteiros. Foto: Rodrigo Pinto
Sessão será nesta quinta-feira, em Brasília

A audiência de conciliação entre ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares) que ocorreu na terça-feira (25/09) terminou sem acordo. Por isso, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) irá julgar na próxima quinta-feira (27/09) o dissídio coletivo dos Correios. A sessão será ás 13h30, na sede do tribunal, em Brasília. Apesar da mobilização, agências permanecem abertas com funcionamento de serviços internos.

A paralisação dos Correios que atinge 21 estados e o Distrito Federal começou às 22h da última terça-feira (18/09). A empresa oferece apenas a reposição da inflação de 5,2%, mas a categoria reivindica o reajuste e 10% no total.

Não houve acordo entre os Correios e o sindicato na audiência de conciliação no TST. A empresa alega que as propostas apresentadas pelo tribunal ultrapassam a capacidade financeira da empresa, e que impactos são superiores ao lucro operacional registrado no primeiro semestre de 2012. Com isso, será necessário decidir no julgamento do dissídio o reajuste e benefícios da categoria.

No ano passado, os trabalhadores ficaram 28 dias em greve e só finalizaram a paralisação após o julgamento do dissidio coletivo.

No ABCD são 1.400 trabalhadores da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), cerca de 65% da categoria que abrange os carteiros, entregadores e funcionários da triagem, de braços cruzados.

Serviços

Para garantir a entrega, a empresa está realocando empregados das áreas administrativas, contratando temporários, e adotando de horas extras e mutirões nos finais de semana.

A rede de agências no País está aberta e funciona normalmente. Todos os serviços de entrega dos Correios, inclusive o SEDEX, estão disponíveis, com exceção dos que têm “hora marcada” (SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje e o Disque-Coleta) destinados a São Paulo capital e região metropolitana, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No Rio de Janeiro, estão suspensos apenas a entrega de SEDEX Hoje e o Disque-Coleta.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.