NOTÍCIA ANTERIOR
Suspeito é preso após polícia encontrar partes de corpos em apartamento perto de Tóquio
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inundação na Malásia causa três mortes
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/11/2017 | Internacional
Trump manda endurecer vetos a estrangeiros após ataque em Nova York
Presidente americano não especificou quais medidas serão tomadas. Casa Branca também não divulgou detalhes.

Trump também criticou nesta quarta-feira (1º), no Twitter, o sistema americano de concessão de visas, culpando os democratas e colocando pressão sobre o programa de "loteria de vistos", que forneceu a autorização de permanência para o autor do ataque.

A Loteria Diversidade de Vistos, que funciona por meio de um sorteio, foi criada em 1990 pelo senador, atualmente democrata, Chuck Schumer. E Trump defendeu o programa de mérito na concessão dos vistos a estrangeiros.

O ataque aconteceu no sul de Manhattan, em um trecho da ciclovia que fica próximo do memorial do World Trade Center. Ele foi construído após o atentado de 11 de setembro de 2001, que destruiu as Torres Gêmeas e deixou cerca de 3 mil mortos.

Tentativas anteriores

O presidente americano tentou restringir várias vezes por decreto a entrada nos EUA de refugiados e de estrangeiros de vários países, principalmente muçulmanos. As decisões foram bloqueadas pela Justiça americana.

Em junho, a Corte Suprema dos Estados Unidos autorizou aos serviços de imigração americanos uma revisão dos procedimentos e métodos de verificação dos viajantes.

Na semana passada, a Casa Branca anunciou que voltaria a aceitar a entrada de refugiados no território, depois de quatro meses de suspensão. A medida, entretanto, não se aplica a cidadãos de 11 países considerados de "alto risco": Egito, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Coreia do Norte, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iemên.

Os Estados Unidos pediram às companhias aéreas que operam no país um reforço do controle nas fronteiras, que inclui um interrogatório mais aprofundado aos passageiros que desembarcam em território americano, de acordo com a Rádio França Internacional.

Suspeito uzbeque

A imprensa americana identificou o autor do ataque que deixou oito mortos no sudoeste da ilha de Manhattan como Sayfullo Saipov, um imigrante uzbeque de 29 anos.

Segundo a "ABC", Saipov chegou aos Estados Unidos há sete anos, beneficiado por um programa que oferece uma loteria de vistos e é acessado por países que têm poucos imigrantes nos EUA. A CNN informou que ele trabalhou como motorista para o Uber.

Após atropelar o grupo de pessoas que passava pela ciclovia, ele teria gritado "Alá é grande", em árabe, quando saiu do veículo depois que ele se chocou contra um ônibus escolar. De acordo com a CNN, ele deixou um bilhete dizendo pertencer ao grupo Estado Islâmico.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.