NOTÍCIA ANTERIOR
Ainda há ingressos para My Chemical Romance
PRÓXIMA NOTÍCIA
Thatiana, Natália e Fernando são emparedados
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/02/2008 | Cultura
Tropa de Elite ganha prêmio em festival realizado na Alemanha
O filme brasileiro Tropa de Elite, do diretor José Padilha, foi premiado neste sábado no Festival de Berlim com o Urso de Ouro de melhor filme. “É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que fez”, disse Padilha ao receber o prêmio das mãos do presidente do júri, o diretor franco-grego.

Documentarista de 40 anos, José Padilha, diretor de Ônibus 174, que relata o seqüestro de um ônibus da linha de mesmo número no Rio de Janeiro no ano 2000, mostra em seu primeiro longa-metragem de ficção o trabalho dos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) especializados na repressão do tráfico de drogas na capital fluminense.

Tropa de Elite segue os passos do capitão Nascimento (interpretado por Wagner Moura), que comanda o grupo de intervenção de elite no Rio em 1997. O filme é inspirado no livro Elite da Tropa.

Tropa de Elite se transformou em um sucesso de crítica e bilheteria no Brasil, um verdadeiro fenômeno no país, visto em cópias piratas por mais de 11,5 milhões de brasileiros com mais de 16 anos e 20 milhões de pessoas abaixo desta idade.

Com uma montagem acelerada e trilha sonora em alto volume, o filme leva o espectador para a violência dentro das favelas.

Ao ser exibido no Festival de Berlim, Tropa de Elite provocou polêmica, já que parte da crítica reprovou o que considerou autoritário e com ares de “fascismo”, como destacou a revista americana Variety. O filme não chegou ao encerramento do festival como um dos favoritos ao Urso de Ouro. Parte dos espectadores deixaram o filme no meio da exibição.

No filme, o BOPE precisa garantir a segurança na cidade por ocasião de uma visita iminente do Papa ao Rio de Janeiro.

Na operação, o capitão Nascimento recruta dois jovens aspirantes para substituí-lo após a visita do pontífice, já que sua esposa está grávida e ele passa por um momento de extrema pressão com uma rotina na qual enfrenta a morte diariamente.

Após a exibição de Tropa de Elite, Padilha afirmou à imprensa em Berlim que “todas as cenas no filme são baseadas na realidade”. “Nós temos uma polícia muito corrupta, uma polícia muito violenta. No Rio de Janeiro, 1.200 pessoas são mortas por ano pela polícia. A população odeia a polícia e com boa razão”, assinalou.

O roteiro foi co-escrito por ex-membros do BOPE e os atores passaram meses em treinamento.

O filme tem o respaldo internacional da Weinstein Co., dos irmãos Bob e Harvey Weinstein, conhecidos por terem fundado a Miramax em 1979, vendida à Disney no início dos anos 90 do século XX, e por terem lançado filmes de Quentin Tarantino e de Michael Moore.

O Urso de Prata de filme, espécie de vice-campeão, foi para ‘Standard Operating Procedure’, um olhar sobre os abusos sistemáticos de prisioneiros iraquianos na penitenciária de Abu Ghraib.

O longa-metragem, dirigido pelo vencedor do Oscar Errol Morris, foi o primeiro documentário a participar na competição oficial de Berlim.

O cineasta americano Paul Thomas Anderson foi premiado com o Urso de Prata de diretor pelo filme ‘Sangue Negro’.

A obra de Anderson, que conta a história de um tirano prospector de petróleo, recebeu oito indicações ao Oscar. No Festival de Berlim de 2000, o cineasta foi premiado com o Urso de Ouro por ‘Magnolia’.

Ao aceitar o prêmio, Anderson agradeceu a seu ator principal, Daniel Day Lewis que, segundo ele, “faz qualquer diretor parecer um bom diretor”.

Nas categorias de interpretação, a britânica Sally Hawkins e o iraniano Reza Najie foram os vencedores dos Ursos de Prata de melhor atriz e ator por seus trabalhos nos filmes ‘Happy-go-Lucky’ e ‘The Song of Sparrows’, respectivamente.

“Isto é para Mike Leigh”, afirmou Sally ao receber o prêmio, com lágrimas nos olhos, em um agradecimento ao diretor do filme, no qual a atriz de 31 anos interpreta uma solteira excêntrica e otimista ao extremo chamada Poppy. Sally Hawkins já havia trabalhado com Mike Leigh em ‘O Segredo de Vera Drake’ (2004).

“Dedico este prêmio a meu querido país e seu cinema”, afirmou Najie, que em ‘The Song of Sparrows’ interpreta o funcionário de uma criação de avestruzes e pai de uma família modesta que é demitido de um dia para outro e passa a trabalhar com uma moto-táxi em Teerã (capital do Irã). ‘The Song of Sparrows’ foi dirigido por Majid Majidi.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.