NOTÍCIA ANTERIOR
O presente de Natal não serviu? Saiba quais são seus direitos na hora da troca
PRÓXIMA NOTÍCIA
Boeing inicia parceria com empresas do ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/12/2011 | Economia
Trocas esquentam comércio do ABCD após o Natal
Trocas esquentam comércio do ABCD após o Natal  Shoppings estiveram cheios durante boa parte do dia. Foto: Paulo de Souza
Shoppings estiveram cheios durante boa parte do dia. Foto: Paulo de Souza
Economista aponta que faturamento do comércio deve crescer 10% com as trocas de presentes

O mercado varejista da Região segue aquecido após ter obtido resultados positivos com as vendas dos presentes natalinos. Nesta segunda-feira (26/12), o fluxo de consumidores era intenso pelas lojas de comércio popular e também pelos corredores dos shoppings do ABCD. Economistas apontam que o faturamento dos empreendimentos comerciais deve crescer aproximadamente 10% com as trocas dos presentes, em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o diretor da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo), Carlos Azzoni, as lojas devem ampliar o faturamento em até 10% com o fluxo da troca de presentes nos shoppings e no comércio popular. “A tendência é de que as lojas registrem uma movimentação intensa de troca de presentes e também de compras de peças para o ano novo”, disse.

Na concepção da diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, a troca das mercadorias é feita conforme as regras estabelecidas pelas lojas. “Basicamente a primeira regra é não esquecer a nota fiscal do produto em casa. A maioria dos estabelecimentos só realiza a troca se o consumidor estiver com o cupom fiscal. Em alguns casos, quando a mercadoria é exclusiva de uma loja, pode ser que não necessite da nota, mas o principal conselho é se dirigir até a loja o mais rápido possível para que a data não expire. Em casos em que o consumidor não gostou do presente, a troca pode ser feita se o lojista se comprometeu a realizá-la. A maior parte dos comércios, porém, faz isso sem questionar para não perder o cliente”, afirmou.

No Shopping ABC, em Santo André, o fluxo de pessoas foi intenso desde o início da manhã até o meio da tarde. Os consumidores andavam pelos corredores com numerosas sacolas de presentes. Dentro das lojas do complexo de compras, o movimento também esteve em alta. De acordo com os lojistas, praticamente 80% do movimento durante esta segunda-feira foi de trocas.

Para o gerente da Ecko Unltd do Shopping ABC, Eric Mancini, o volume de trocas durante a tarde desta segunda-feira esteve intenso boa parte do tempo.“Os consumidores estão vindo trocar seus presentes, mas também estão comprando mais produtos. O que já é possível notar é que o faturamento de janeiro deve ser bem próximo ao de dezembro”, destacou.

Já a gerente da Calvin Klein & Mandi do Shopping ABC, Adriana Taketa, destacou que o movimento de trocas dos presentes natalinos esteve intenso nas primeiras horas do dia e em alguns casos ocorreram novas vendas. “Ainda não chega a ser um valor representativo, mas as vendas ‘extras’ impulsionam o crescimento do faturamento do mês. A maior demanda de trocas foi de peças masculinas, pelo fato de a pessoa não ter gostado do modelo, mas até então não tivemos problemas, todas as trocas estão sendo feitas normalmente”, afirmou.

Para o gerente da Brooksfield do Shopping ABC, Valdo Souza, as trocas ajudam a impulsionar o faturamento do mês de janeiro. “Nesta última semana do ano, os vendedores aproveitam tanto para realizar as trocas, mas também para ampliar as vendas, uma vez que essa última semana tende a ter um bom volume de compras”, destacou

O casal Ivan Luchessi,30, e Joana Cavalcanti,36, teve de passar a tarde no complexo de compras andreense para realizar a troca de presentes. “Os maiores problemas foram tamanho errado de algumas peças de vestuário e também de um chinelo. Até o momento conseguimos fazer todas as trocas sem ter de gastar mais, entretanto vamos aproveitar para comprar umas peças para o Réveillon”, ressaltou Luchessi.

O representante comercial Robson Massi,41, também compareceu no shopping para trocar os presentes da família. “Foi difícil encontrar uma vaga para estacionar. Já nas lojas, não encontrei problemas e consegui trocar todas as mercadorias”, ponderou.

Popular - Para Vânia Lima, a gerente da Zune Jeans, loja situada no calçadão da Oliveira Lima, em Santo André, dos 50 atendimentos feitos pelos vendedores, aproximadamente, 45 foram para trocas de presentes. “Nossos estoques ainda estão dentro da normalidade e estamos conseguindo fazer todas as trocas, mas a dica que fica é de que o consumidor que ainda tiver problema com tamanho, cor ou modelo deve procurar vir na loja no período da manhã, para evitar filas nos provadores e também no caixa”, ressaltou.

Já no tradicional comércio popular da Galeria Lauro Gomes, em São Bernardo, proporcionalmente, o fluxo de pessoas pelos corredores era maior que o do shopping. De acordo com os comerciantes, a expectativa era de que passassem pelo local mais de duas mil pessoas.

O arquiteto Manoel Francisco Gomes, 50, chegou à galeria por volta das 12h30 para trocar alguns presentes da família e reclamou do empurra-empurra que havia no local. “Todo ano é assim. Isso aqui vira um ‘fervo’. Mas a parte boa é que os comerciantes realizam promoções relâmpagos e aí você já sabe né! É a hora certa para comprar os produtos que estavam bem mais caros antes do natal”, pontuou.

Gomes ressaltou que as autoridades da cidade deviam pensar em planejar a revitalização do empreendimento popular. “Seria interessante se a administração pública municipal pensasse num projeto para a Lauro Gomes, a cidade inteira sempre faz compras aqui. Acredito que a gente merece melhorias nesse centro, afinal, o comércio daqui também impulsiona o crescimento de São Bernardo”, finalizou.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.