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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/12/2012 | Economia
Troca de presentes incentiva compras
Troca de presentes incentiva compras
O Natal mal acabou e os consumidores do Grande ABC já foram para o comércio trocar os presentes que ganharam, o que ajudou a manter as lojas movimentadas ontem. "De 12 pessoas que entraram aqui hoje (ontem), dez vieram para trocar produtos", comentou Tânia Regina de Moraes, responsável pela loja de calçados Out Let Binne, no Shopping ABC, em Santo André.

A substituição de mercadorias não deixa de ser boa para os comerciantes, que conseguem tirar vantagem da insatisfação dos clientes em relação aos itens recebidos no dia 25 - seja porque o tamanho não estava adequado ou a cor e o modelo não caíram bem. "Geralmente há diferença de R$ 15 entre o produto que os clientes ganham e o que eles escolhem na loja. Além disso, eles sempre acabam comprando algo a mais", disse a gerente da loja de roupas femininas Armazém Erva Doce, do mesmo complexo de compras.

É o caso da moradora de São Bernardo Naiara Antunes, 23 anos, que foi para o shopping trocar as blusas que ganhou, mas que não serviram. "Acabei gastando mais R$ 200 com roupas para o meu filho de 4 meses", comentou a dona de casa. O instrutor Celso Amaro, 46 anos, de Santo André, ganhou uma camisa, que ficou pequena e, na hora de trocar por um tamanho maior, aproveitou para comprar meias. "Eu estava precisando".

CUIDADO

O Procon-SP alerta que se o tamanho do produto estiver errado ou a cor ou modelo não agradar o presenteado, o estabelecimento comercial não é obrigado a trocar o presente. Porém, se no momento da compra o fornecedor se comprometer em substituir a mercadoria, caso o presenteado não goste, a loja terá de cumprir com o combinado. O compromisso e as condições para fazer a troca devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz da loja.

Se a mercadoria apresentar defeito, o consumidor tem até 90 dias para reclamar de produtos duráveis, como eletrônicos, e até 30 dias caso a mercadoria seja não durável (por exemplo, alimentos). A partir da data da reclamação, o fornecedor terá até 30 dias para solucionar o problema.

No caso de a falha persistir após o prazo, o cliente pode escolher entre a troca do produto por outro equivalente, o desconto proporcional do preço ou a devolução da quantia paga atualizada monetariamente. Se o vício for em geladeiras, por exemplo, o fornecedor terá de solucionar o problema imediatamente. Em compras pela internet, o cliente tem até sete dias para desistir do item adquirido, sem ter que se justificar.

LAZER

Muita gente também aproveitou o movimento mais tranquilo dos centros de compras, já que grande parte da população foi viajar, para passear. A supervisora Cláudia Benedetti, 45 anos, levou o amigo, o analista de sistemas Osmar Amadeu, 51 - que mora no Interior - para almoçar comida japonesa no São Bernardo Plaza Shopping. "Estava muito calor e comer na rua não seria muito agradável. Nessa hora o shopping traz o benefício do ar-condicionado", comentou Cláudia.

Lojas iniciam saldão de Natal com até 90% de desconto

Diversos estabelecimentos comerciais iniciaram ontem o saldão de Natal. Na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, por exemplo, há lojas com redução de até 90% nos preços. Na lojas Americanas há produtos com descontos que variam entre 20% e 60%; na Marabraz a oferta é de 90% para mercadorias de mostruário e na Marisa Lingerie, de 50%. Na Casas Bahia a redução varia de acordo com o item: um ar-condicionado que antes custava R$ 1.199, agora é encontrado por R$ 999,90.

A diarista Indiara de Jesus, 34 anos, moradora de São Bernardo, quis aproveitar a promoção para trocar a geladeira. "O preço estava ótimo, de R$ 1.200 caiu para R$ 800 à vista", comentou.

NA INTERNET - Além dos estabelecimentos físicos, desde ontem mais de 50 lojas virtuais estão reunindo ofertas no endereço www.boxingweek.com.br, que seguirão até o dia 29. Americanas, Boticário, Netshoes, Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, TAM e Walmart são algumas das participantes.

Independentemente da compra ser física ou virtual, o Procon de São Paulo recomenda comparar os preços, inclusive com lojas que não estão participando da promoção, para saber se o produto está realmente mais barato. Se o estabelecimento maquiar o valor, que é elevar o preço do produto antes de dar o desconto, o consumidor tem direito ao desconto pelo custo real.

Os shoppings de todo o Brasil registraram crescimento de 6% nas vendas natalinas de 2012, na comparação com o ano passado, de acordo com a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). A comercialização desses estabelecimentos no País deve atingir R$ 123,1 bilhões no fechamento do ano, o montante é resultado dos 33 novos shoppings que entraram em operação em 2012.

O ramo de perfumaria e cosméticos foi um dos que se destacaram - as vendas subiram 14% na comparação com 2012 - seguido por óculos, bijouterias e acessórios (14%); jóias e relógios (13%), calçados (8%); brinquedos (7%); eletrodomésticos e eletroeletrônicos (6%) e vestuário (5%).

Entre os meios de pagamento, a maioria das vendas foi feita com cartões de crédito e débito (65%), cartão próprio ou carnês das lojas (15%); cheques (10%) e em dinheiro (10%). Os dados foram apurados com 150 empresas de varejo que congregam aproximadamente 6.400 lojas distribuídas pelo território nacional.

GRANDE ABC - Grand Plaza Shopping, em Santo André, divulgou ontem balanço de vendas do Natal deste ano. O montante comercializado foi 40% superior, em relação ao mesmo período de 2011. O avanço está relacionado principalmente à ampliação, inaugurada em outubro, que levou mais de 100 lojas novas para o empreendimento.

Por Erica Martin - Diário do Grande ABC
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