NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá investirá R$ 7 milhões na compra de Kits de materiais e uniformes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região prepara a estrutura do Carnaval
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/01/2008 | Cidade
Trezentos moradores de Mauá fazem inscrição para cursos profissionalizantes
Famílias de Mauá inscritas no Pacas (Programa de Amparo às Crianças e Adolescentes) elogiaram hoje a iniciativa da Prefeitura de promover cursos de qualificação. Cerca de 300 moradores participaram hoje de evento no Sesi, que possibilitou a inscrição e ainda orientou de como serão os pagamentos de R$ 10 por cada filho matriculado na escola. A bolsa-auxílio só será mantida caso pelo menos um integrante da família contemplada participe dos cursos.

Adriana Cristina Salgado disse estar desempregada e, por isso, o que importa para ela neste momento é sua qualificação para retornar ao mercado de trabalho. “Quero uma nova oportunidade”, afirmou a moradora.

Adeilma Augusto Gomes disse que gostou do programa porque os cursos são gratuitos. “Não teria condições de pagar”, ressaltou.

Adriana Dias disse que está desempregada e que e a bolsa-auxílio a ajudará muito. “O dinheiro ajuda, mas o principal de tudo isso é o curso que vou fazer”, afirmou.

O prefeito Leonel Damo participou do evento e disse que é importante pensar no social. “Quando a pessoa tem qualificação profissional ela tem mais chances de arrumar emprego”, afirmou.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Silvia Prin Grecco, explicou aos moradores que a iniciativa é importante porque também resgata a cidadania. Os 16 cursos oferecidos pela administração serão ministrados por uma Ong (Organização Não-Governamental) a partir de fevereiro. As opções são: telemarketing, recepcionista, azulejista (revestimento e pintura de parede), porteiro, pedreiro, pedicure, manicure, cabeleireiro, vendedor de comércio, serviços domésticos, inclusão digital, paisagismo e jardinagem, artesanato, pintura residencial e predial, encanador, elétrica, e corte costura (reforma de roupas).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Paulo Bio, também participou da cerimônia. A Pasta que ele comanda ficará responsável por fazer os encaminhamentos dos currículos dos alunos para as empresas. O presidente da Câmara, Alberto Betão Pereira Justino (PSB), também participou do evento.

Hoje (30), as inscrições continuarão no mesmo local, às 8h30 e às 13h30.

O Pacas vai abranger 9 mil famílias carentes, beneficiando 23,2 mil estudantes de seis a 14 anos. A adesão ao programa será feita de forma gradativa. Em dezembro, foram 2,5 mil e em fevereiro mais 2 mil. Até abril todas estarão recebendo a bolsa-auxílio. Nesta primeira etapa, foram contempladas apenas famílias do Jardim Zaíra, o bairro mais populoso da cidade, com 100 mil habitantes. A partir do mês que vem, o projeto será expandido para outras regiões.

Além dos cursos, outros critérios para receber a bolsa-auxílio é a família ter renda per capita de até meio salário mínimo, além dos filhos terem uma freqüência escolar de 85% e a carteira de vacinação em dia. A intenção da Prefeitura é incentivar a criança a freqüentar a sala de aula. A administração entende que não se trata de um mero programa de transferência de renda, pois além de incentivar as crianças à educação e ao resgate à cidadania, ainda proporcionará uma qualificação profissional da família abrindo novas perspectivas para o futuro.

Por PMM - Comunicação Social
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.