NOTÍCIA ANTERIOR
Filha do presidente Lula deve assumir secretaria em SC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Região recebe R$ 742,5 mil do governo federal em novembro
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2008 | Política
Três vezes prefeito de S.Caetano, Walter Braido morre aos 81 anos
Morreu sábado à tarde, de falência múltipla dos órgãos, aos 81 anos, o ex-prefeito de São Caetano Hermógenes Walter Braido. O político estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, havia duas semanas. Dentre os oito chefes do Executivo que já comandaram a cidade, Braido foi o que mais tempo exerceu o cargo. Em três gestões (1965 a 1969, 1973 a 1977 e 1983 a 1988), dirigiu os rumos do município por 14 anos.

O falecimento do ex-prefeito acaba com a Era de caciques em São Caetano, pois Luiz Tortorello, lançado por Braido em 1988 à Prefeitura, morreu em dezembro de 2004, dias antes de terminar sua terceira administração - também apontou todos os outros sucessores anteriores.

Filiado ao PR (antigo PL), Walter Braido já não atuava assiduamente na política nos últimos anos. Nas eleições de 2004, por desentendimentos com Tortorello, deixou de apoiar a candidatura de José Auricchio Júnior (PTB) para aderir à campanha de Iliomar Darronqui (PR) para a sucessão municipal. Já durante a primeira gestão do petebista e no pleito deste ano, Braido deu sustentação discreta à reeleição de Auricchio, porque já estava debilitado.

Ultimamente se dedicava exclusivamente à direção de sua empresa. Antes de ser acometido pela doença, Braido recebia amigos, familiares e políticos em encontros descontraídos na chamada Casinha, reduto de momentos de lazer do ex-prefeito. Algumas vezes era procurado por políticos para conceder conselhos.

O cacique foi responsável por importantes obras e projetos durante as três oportunidades em que conduziu a Prefeitura de São Caetano. Entre os principais estão a duplicação da Avenida Goiás, a criação do conjunto de clubes esportivos e instituições de ensino, o Hospital Infantil Márcia Braido, além da ampliação da infra-estrutura de redes de água e esgoto.

Além de três vezes prefeito, o político foi vereador na década de 1950, deputado estadual e secretário de Estado das Estâncias Climáticas, após cumprir seu primeiro mandato à frente do Executivo são-caetanense.

O velório está sendo realizado na capela do Hospital São Caetano e o enterro está marcado para as 16h, no Cemitério das Lágrimas. Walter Braido, nascido em São Caetano no dia 16 de março de 1927, deixa uma filha e o genro, dois netos e uma neta.

Por Beto Silva - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.