NOTÍCIA ANTERIOR
''A situação está fora do controle'', relata brasileiro que conseguiu sair da Líbia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia encontra 17 corpos em fossa comum no México
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2011 | Internacional
Tremor atinge Chile um ano após grande terremoto
Um tremor de 5,8 graus na escala Richter atingiu o sul da costa chilena exatamente um ano depois do terremoto de 8,8 graus de magnitude que deixou mais de 700 mortos.

O abalo deste domingo (27) foi sentido às 22h29 no horário de Brasília, a 28 km do município de Lebu e a 500 km da capital Santiago.

O sismo provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica e espalhou medo aos habitantes das regiões de Maule, Biobío e La Araucanía, as mesmas devastadas em 27 de fevereiro de 2010. No entanto, o Escritório Nacional de Emergências não tem informações sobre danos.

Por ocasião do aniversário de um ano do terremoto e maremoto, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou ontem uma mensagem ao presidente chileno, Sebastián Piñera, lembrando a data e o esforço dos chilenos pela reconstrução das áreas afetadas.

Durante um discurso na cidade de Constituición, uma das mais atingidas pelo desastre, Piñera agradeceu o líder norte-americano.

- Hoje recebi uma mensagem do presidente Obama, na qual ele não só comemora e recorda esse dia [do abalo], mas também manifesta seu profundo orgulho e admiração pela forma como o povo chileno soube assumir e enfrentar essa prova que nos colocou a adversidade.

Na última sexta-feira (25), Piñera afirmou que "um ano depois [do desastre], conseguimos com o esforço de todos, da sociedade civil, do governo, das Forças Armadas, reconstruir pouco mais de 50% [do que foi destruído] em termos de habitação, escolas, hospitais e pontes".

Também na última sexta-feira, a presidente da aliança chilena de esquerda, Concertación, Carolina Tohá, declarou que a oposição não iria assistir aos atos oficiais em protesto pela forma "pouco transparente com que o governo entrega as informações e, o que é mais grave, trata de maneira tão desrespeitosa a população que foi afetada".

Por sua vez, o prefeito da cidade de Constituición, Hugo Tillería, denunciou que não existe "uma só casa construída" em sua região.

Segundo ele, nas proximidades, ainda não existem soluções concretas para as vítimas e "faltam mais decisões" das autoridades.

Por R7 - Ansa
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.